Sempre tive vontade de experimentar essas dietas detox de um dia. Já tomei algums sucos verdes e a grande maioria me agradou, mas nunca tinha encarado um detox de verdade. Até que na semana passada o pessoal do Detox Market me mandou um kit "SuperDetox" (R$ 145) de um dia e um "Pós-Detox" (R$ 85) para fazer no dia seguinte. A marca foi idealizada pelas irmãs Andrea e Renata Godoy parceria com o chef de cozinha Stefano Bignotti. Segundo eles, a dieta ajuda a perder de 500 gramas a um quilo por dia. Resolvi testar e não é que me agradou?! Inclusive já repeti a receita da salada (deliciosa!) em casa (veja a receita abaixo). Os kits são entregues em São Paulo e região do ABC.
No SuperDetox, feito no primeiro dia, vem seis sucos funcionais prensados à frio – três deles verdes e os demais de outras frutas, que devem ser tomados ao longo do dia, de duas em duas horas – dois leites de amêndoas (um para de manhã, depois do primeiro suco verde, e outro para à noite), uma trufa de amêndoas e cacau belga, se a vontade de doce bater, semente de chia para os sucos verdes e uma sopa detox de legumes, com 500 ml. A orientação é tomar a sopa no jantar, mas existe a opção de dividir a porção pela metade e também tomá-la no almoço. Se a fome apertar, você pode bater um dos sucos com banana ou comer uma saladinha leve, sem azeite, fruta, arroz integral, batata, batata doce ou abóbora cozida em água com um pouco de sal. Não comi nenhum desses extras.
Pensei que sofreria mais ao longo do dia. Os sucos sustentam e você quase não sente fome. O único momento mais crítico para mim foi o horário do almoço e a vontade de comer algo salgado, em vez de tomar mais um suco. Não posso esconder, houve um certo mau humor por conta disso. Também sofri com a falta de café, proibido no detox. Segundo a orientação da marca, eu poderia ter tomado metade da sopa (veja receita abaixo), mas achei melhor deixar tudo para o jantar. Hoje escolheria dividir as porções por conta da vontade de algo salgado. Como tomei a sopa toda no jantar, ela me deixou satisfeita e nem consegui beber o últimos suco e o leite de amêndoas da noite.
O pós-detox foi bem gostoso. Melhor, na minha opinião. A proposta é outra. O kit incluia mais comidinhas e menos sucos. O café da manhã, por exemplo, tinha um suco verde e uma hora depois pude tomar o leite de amêndoas com granola e o pãozinho sem glúten. No almoço, o prato que mais me agradou: uma deliciosa salada de quinoa com folhas e molhinho de mostarda (veja receita abaixo). Para o jantar foi mais uma sopinha, desta vez verde.
Nesses dois dias de dieta consegui perder exatamente um quilo e a sensação é de que é uma boa maneira para dar um gás no começo da dieta. Aquele ânimo inicial que às vezes falta. Pedi para a Andrea e a Renata me passarem as minhas receitas preferidas desses dois dias de dieta.
Suco verde detox
Ideal para consumir em jejum todos os dias pela manhã. As frutas e vegetais crus, mantêm grande parte do valor nutricional, mas é importante ressaltar que os sucos feitos em casa devem ser consumidos quase que imediatamente, pois eles oxidam. A recomendação é fazer no juicer ou na centrifuga, pois esses equipamentos permitem colocar mais ingredientes na receita, sem o uso de água. Mas se você não tiver um deles em casa, pode fazer no liquidificador. Porém, é preciso acrescentar um pouco de água ou água de coco para bater as frutas e vegetais e coar em seguida.
Rendimento: 1 copo
Ingredientes
1 maçã
2 pepinos
3 folhas de couve
1 talo de salsão
1 colher (chá) de semente de chia
Modo de preparo
Higienize a maçã, o pepino, a couve e o salsão no hipoclorito com água por 15 minutos. Enxague em seguida. Descasque o pepino. Corte a maçã ao meio e retire as sementes. Colocque a maçã, os pepinos, a couve e o salsão no juicer. Quando for beber acrescente as sementes de chia e espere hidratar por 5 minutos.
Cuscuz de quinoa com legumes, salada de folhas e molho de mostarda
Rendimento: 4 porções
Ingredientes para o cuscuz
200 g de quinoa em grãos
100 g de cenoura cortada em cubos pequenos
100 g de abobrinha Italiana cortada em cubos pequenos
100 g de brócolis
ervas frescas picadas a gosto
sal e pimenta a gosto
Ingredientes para o molho de mostarda
Molho de mostarda
2 colheres (sopa) de mostarda em grãos ( Ancienne )
3 colheres (sopa) de mostarda Dijon
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
100 ml de água
Modo de preparo
– Numa panela, coloque a quinoa com 400ml de água, um fio de azeite e sal a gosto para cozinhar em fogo baixo. Quando a água secar estará pronta.
– Coloque em uma travessa e deixe esfriar. Reserve.
– Encha uma panela com água e uma pitada de sal e deixe ferver. Branqueie os legumes rapidamente, por 2 minutos. Em seguida, resfrie e reserve.
– Escolha ervas frescas de sua preferência e corte bem fininho. Recomendamos o uso do hortelã ou cerefolio.
– Coloque todos os ingredientes já resfriados em um bowl. Tempere com sal e pimenta a gosto e ervas de sua preferência.
– Para o molho: Misture todos os ingredientes em um bowl com um batedor. Reserve.
Sirva acompanhado de folhas frescas.
Sopa de legumes detox
Rendimento: 4 porções de 500ml (2 litros)
Ingredientes
200 g de cebola picada em cubos
200 g de salsão cortado grosseiramente
200 g de alho-poró cortado fino
200 g de abobrinha italiana em rodelas
1,5 kg de cenoura cortado fino
50 g de linhaça marrom
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
– Numa panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola, o salsão e alho-poró.
– Em seguida adicione a cenoura e a abobrinha, refogue rapidamente e acrescente água até cobrir os legumes.
– Cozinhe em fogo médio até sentir que os legumes estejam macios o suficiente para bater no liquidificador.
– Bata tudo no liquidificador e tempere a gosto com sal e pimenta.
Por último acrescente a semente de linhaça.
Meus 5 minutos