Conforme balanço parcial, divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), 76 ocorrências envolvendo suspeitas de crimes eleitorais nos municípios de Mato Grosso, haviam sido registradas até às 15 horas deste domingo (5).
Os registros foram contabilizados no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Sesp. Ainda de acordo com o levantamento, 93 pessoas foram conduzidas para as delegacias da Polícia Judiciária Civil e da Polícia Federal nos municípios onde há unidades como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Cáceres.
As principais ocorrências são de crime de boca de urna (40 detidos), transporte irregular de eleitor (15 detenções) e propaganda irregular (14 registros).
Também foram registrados casos de desacato em local de votação, corrupção eleitoral, fornecimento de alimentação para eleitor, falsidade ideológica (uma pessoa tentou votar usando documento de outra, em Campo Novo dos Parecis), recusar ou abandonar o serviço eleitoral (Barra do Garças).
Os números finais serão divulgados ao final deste domingo. (com assessoria)