Mais de mil toras de madeira foram apreendidas por fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), nesta semana, na região de mata na cidade de Marcelândia, a 712 km de Cuiabá. De acordo com a assessoria do Ibama, o Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama, através de imagens de satélite, indicou trechos abertos em uma região de mata e levantou a suspeita de que o local servia como ponto de extração ilegal de madeira. Ninguém foi preso.
Os fiscais apreenderam mais de mil toras que ainda estão sendo contadas. A estimativa é que sejam 1,5 mil unidades das espécies jatobá, itaúba, cedrinho e peroba. Segundo o Ibama, os satélites detectaram que os locais observados poderiam ser grande o suficiente para passar veículos. Na área o Ibama encontrou as unidades de madeira acumuladas ao longo de um trecho da mata.
Conforme o Ibama, a suspeita é que a madeira seria recolhida no período da noite. Toda a carga foi apreendida e encaminhada para a Prefeitura de Marcelândia. A estimativa é que a multa para essa ocorrência chegue a R$ 500 mil. A ação faz parte da Operação Onda Verde, uma fiscalização ininterrupta que combate o desmatamento ilegal na Amazônia durante todo o ano.
G1