Neste domingo, 5 de outubro, 2.189.703 de eleitores devem ir às urnas em Mato Grosso. São 60 zonas eleitorais, em mais de 1,4 mil locais de votação neste pleito cujo custo aos cofres públicos está estimado em 12,2 milhões. Os números revelam a grandiosidade do processo eleitoral no Estado.
Em 2014, dois aplicativos de celular se destacam neste processo, um deles é o ‘Onde Voto’, tecnologia desenvolvida por servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso e que já está sendo levada a outros estados brasileiros. Por meio dele, o eleitor, ao digitar o número de seu título eleitoral, pode conferir seu local de votação e ainda receberá, por meio de GPS, o traçado de uma rota para chegar a sua zona eleitoral.
O recurso reduzirá os gastos com pessoal, de acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Juvenal Pereira da Silva “Economicamente falando, diminuímos o número de pessoas que irão trabalhar na ouvidoria, prestando este tipo de informações que são solicitadas pelo eleitor”, disse, em entrevista ao Circuito Mato Grosso, o desembargador Juvenal Pereira.
O TRE implantou também nestas eleições o aplicativo Pardal, que possibilita ao cidadão, ao flagrar situações de corrupção eleitoral, registrar as mesmas e encaminhá-las diretamente à Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Até o último dia 30, 743 denúncias já haviam sido feitas por essa modalidade, todas encaminhadas à Justiça Eleitoral, responsável em proceder com as investigações acerca das referidas denúncias.
Por fim, o presidente ainda lembra que neste pleito, a votação biométrica foi ampliada de dez municípios (nas eleições de 2012) para 21 cidades mato-grossenses. “No que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico, nossos TREs estão equiparados em todo o país. Existe uma troca de informação entre os presidentes, os corregedores e servidores de todos os tribunais, inclusive também com o presidente e os servidores do TSE. A inovação que ocorre em qualquer TRE é repassada aos demais e esse compartilhamento de informação tem colocado em paridade o trabalho por nós desenvolvido”.
Confira íntegra da reportagem e os números destas eleições.