Nacional

Comissão da Verdade aborda expulsão de chineses em 1964

As Comissões Estadual e Nacional da Verdade vão fazer nesta sexta-feira (26), às 10h, uma audiência pública sobre o caso de nove chineses expulsos do Brasil em 1964. Eles continuam impedidos de entrar no país. De acordo com a Comissão, este foi o primeiro escândalo internacional durante a Ditadura Militar.A presidente da Comissão Estadual da Verdade, Nadine Borges, afirmou que o encontro serve como um pedido de desculpas.

É uma reparação simbólica, porque eles foram acusados de estarem por trás de uma orquestração de um golpe comunista para o serviço secreto norte-americano. Foram presos e torturados aqui no Rio de Janeiro. Eles estavam aqui apenas para estabelecer relações comerciais. Depois disso, desta prisão eles foram expulsos do país e nós queremos que seja revogado este decreto de prisão, disse Nadine Borges.

Nadine falou ainda que será enviado para o judiciário um pedido para anular a sentença e para a devolução do dinheiro que foi confiscado na época.Isso foi um golpe muito forte do ponto de vista de se criar mais uma farsa da ditadura e mais um escudo para os militares defenderem o golpe, afirmou Nadine Borges.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus