Nacional

Oiapoque decreta situação de emergência após chikungunya

A prefeitura de Oiapoque decretou na noite desta quinta-feira (25) situação de emergência por causa das ocorrências de chikungunya na cidade de 20,5 mil habitantes (Censo 2010), no extremo Norte do Amapá. Já são quatro casos confirmados da doença e outras 158 suspeitas no município, localizado a 590 quilômetros de Macapá.De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a população está em alerta para a possibilidade de epidemia. Em quatro dias, o número de notificações da doença aumentou em quase 80%, apontou o órgão.

"Infelizmente, as unidades de saúde têm atendido a uma grande quantidade de pessoas que chegam com sintomas da doença. Vamos nos mobilizar e trabalhar muito para evitar que o vírus avance", disse o prefeito Miguel Almeida. Os casos notificados aguardam resultados de exames de sangue que foram encaminhados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará. A previsão para a conclusão dos exames é de 7 a 15 dias.

A coordenadoria estadual da Defesa Civil informou que vai encaminhar quatro militares para dar suporte ao Corpo de Bombeiros e às equipes de saúde que fazem o bloqueio vetorial do agente transmissor do vírus, o mosquito aedes aegypti.O governo do estado também prometeu encaminhar nesta sexta-feira (26) uma equipe de técnicos e autoridades de saúde para atuarem em estratégias conjuntas com a prefeitura.

"Iremos reforçar as equipes de epidemiologia e propor a limpeza urgente da cidade. Também vamos intensificar a realização de campanhas de conscientização para a população nos ajudar a limpar os quintais e tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito", disse o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Jardel Nunes.

Registros
A chegada do vírus ao Amapá foi anunciada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) em junho de 2014. Em agosto, o estado registrou dois casos importados da doença, contraídos em Guadalupe e na Guiana Francesa, país que faz fronteira com Oiapoque.No dia 16 de setembro de 2014, o Ministério da Saúde confirmou que as duas primeiras infecções internas da doença no país ocorreram no município de Oiapoque. Outros 14 casos foram confirmados na Bahia. De acordo com o órgão federal, já são 16 casos no território nacional.

A CVS informou na quinta-feira, que Macapá apresentou 15 notificações e o município de Santana, distante 17 quilômetros da capital, registrou os primeiros dois casos suspeitos da doença. Os trabalhos de combate nas duas cidades também foram intensificados.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus