Para diminuir o tráfego na Rodovia MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, o Governo de Mato Grosso deve tirar do papel a idealização de um novo trecho de ligação entres as cidades. A rota alternativa será pela MT-030 e aguarda a elaboração do projeto de construção.
A autoria do projeto aprovado na Assembleia Legislativa é do deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PR). Segundo o deputado, atualmente o deslocamento de Cuiabá a Chapada é feito exclusivamente pela Rodovia Emanuel Pinheiro, um percurso de 66 km. A nova rota irá diminuir a distância em 30 km, ligando o rodoanel de Cuiabá até a rodovia MT-251, em Chapada.
“E uma rodovia cujo traçado está totalmente fora do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o que não implicará em impactos ambientais”, observa Nininho.
Estimada em no máximo R$ 40 milhões, a nova rota servirá de alternativa para o trecho das BRs 07, 163 e 364, entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, além de facilitar o acesso aos munícipios da região Sul.
“A nova rota trará mais segurança para os usuários, já que todo o tráfego que vem da região Sul e do Araguaia deixaria de passar pela estrada-parque, deixando-a exclusivamente para o turismo”, explica o parlamentar.
Ainda conforme o deputado, a responsabilidade da nova rota será do próximo governador, já que sua indicação foi enviada ao governo, no qual foi aberto licitação para a elaboração de um projeto. “Já cobrei de todos os possíveis candidatos, que se comprometeram com o projeto, que é de extrema importância para a Baixada Cuiabana”, afirma.
Conhecida como Rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-251 passa pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, local com forte apelo turístico, por conta das belezas naturais.
O fato de a constituição geológica ser frágil, podendo não resistir ao tráfego de veículos pesados, consta como uma das justificativas do estudo de viabilidade realizado em 2008 por uma empresa privada e entregue à Secretaria de Infraestrutura.
O estudo também afirma que a MT-030 seria uma alternativa adequada para a movimentação de cargas entre os municípios de Cuiabá e Campo Verde, que fica adiante de Chapada dos Guimarães.