Mundo Tecnológico

Tecnologia sem fio é capaz de recarregar smartwatch

A Qualcomm apresentou no Brasil, nesta terça-feira (23), a Halo, uma tecnologia que não somente recarrega, sem fio, a bateria de automóveis elétricos como também de smartwatches. A novidade está em desenvolvimento para ter diversas aplicações no futuro e já foi testada na Fórmula E, de corrida com veículos elétricos. O piloto brasileiro Lucas di Grassi, primeiro vencedor da categoria, explicou como a Halo funciona, durante o anúncio do produto em São Paulo.

Como funciona o Qualcomm Halo?

O carregador sem fio para carros elétricos chama-se Qualcomm Halo e está ainda em estudo para vir a alimentar variados aparelhos. A tecnologia é utilizada em automóveis da Audi na Fórmula E. Além disso, a Qualcomm mostrou um protótipo de relógio inteligente que pode ser recarregado apenas por meio do contato com a Halo e tem bateria autônoma de até cinco horas. O gadget só foi testado, por enquanto, nos Estados Unidos.

A bateria dos carros de corrida da Fórmula E levam quase duas horas para ser reabastecida. “É cerca de 1% por minuto, mas os primeiros 80% são repostos em meia hora. E o mais importante: os pólos magnéticos não precisam estar totalmente alinhados para fazer a recarga”, informou Lucas di Grassi.

A Qualcomm aposta em tecnologias sem fio que façam os carros conversarem entre si. Para o presidente da companhia na América Latina, Rafael Steinhaiser, isso permitirá, no futuro, a existência de automóveis sem motoristas. O Google, inclusive, já investe nesse tipo de carro.

Tech Tudo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados