Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizam desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (22), bloqueios em quatro rodovias de Mato Grosso.
O tráfego de veículos – de grande e pequeno porte – está interditado na BR-163, nas proximidades de Sinop (501 km de Cuiabá); na BR-070, próximo a Cáceres (250 km da Capital), na BR-364, em Jaciara (148 km de Cuiabá) e na MT-358, em Tangará da Serra (242 km).
Os manifestantes só estão liberando a passagem de ambulâncias e viaturas policiais. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão em todos os pontos de bloqueio e orientam aos motoristas para evitar o tráfego nessas localidades, já que não a previsão de liberação da via.
Protestos
José Vieira, um dos coordenadores do MST, alega que os protestos, mais uma vez, são decorrentes de pautas de reivindicação dos sem-terra junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e que seguem sem serem solucionadas.
Segundo ele, em que pese o fato de o Incra ter que repassar às famílias, cestas básicas três vezes ao ano, nenhum repasse foi realizado ainda em 2014. Além disso, integrantes do MST cobram vistorias de técnicos do Incra para abertura de novas áreas destinadas à reforma agrária.
Consta ainda na pauta de reivindicação, melhor infraestrutura para os assentados, como, por exemplo, ligações elétricas nos assentamentos.