Com a proposta de chamar a atenção da população sobre o destino do lixo e sobre a preservação do meio ambiente, diversos voluntários se reuniram neste sábado (20), Dia Mundial de Limpeza de Praias, para promover um mutirão de limpeza e conscientização. Na Praia de Pajuçara, em Maceió, o Instituto Biota de Conservação contava com o apoio de cerca de 150 pessoas com luvas e sacos de lixo.
De acordo com o presidente do Biota, Bruno Stefanis, a ação o “Clean Up Day”, Dia Mundial de Limpeza de Praias, foi criado em 1988 na Austrália. “Fazemos essa ação há seis anos. A cada ano mais pessoas participam da ação. Hoje tivemos mais de 150 pessoas. A ação vai não é apenas recolher o lixo das praias, é conscientizar a populção. Os voluntários foram instruídos a abordar as pessoas que vieram aproveitar o sábado e fazer um alerta sobre o lixo nas praias”, afirma.
Stefanis diz ainda que todo o lixo que for recolhido será pesado. “Vamos fazer uma ação quantitativa para saber quanto de determinado lixo, como plástico e bituca de cigarro, conseguimos recolher. Os voluntários vão abordar as pessoas para falar como o lixo no mar interfere na vida marinha, porque os animais comem o lixo e acabam morrendo”, diz o presidente do Biota.
Fábio Kazuo trouxe a filha Juliana, de apenas seis anos, para participar da ação. “Ela precisa aprender desde pequena que pequenas ações podem transformar o mundo. Minha filha não está aprendendo a recolher o lixo da praia, mas a não jogar o lixo e a passar isso adiante”, diz.
A estudante de Terapia Ocupacional Tamara Simões veio pela primeira vez participar do evento. “É muito bom poder conscientizar as pessoas que vêm para a praia e os pescadores. Tem muita gente que não sabe, mas muitos peixes comem lixo e acabam morrendo. Isso é ruim para eles [pescadores] também que dependem dos peixes para o seu sustento”, afirma a estudante.
A funcionária pública, Maria José da Silva veio aproveitar o dia de sol na Praia de Pajuçara. Ela aprovou a ideia e diz que ano que vem irá participar do evento. “Sempre trago o meu saco de lixo para a praia. Quando vou embora que vejo lixo na areia ainda saio recolhendo. Fiquei muito feliz com a ação e pretendo participar no próximo ano” afirma.A ação contou com o apoio de funcionários de Secretaria de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e de agentes do Batalhão Policiamento Ambiental (BPA).
G1