Nacional

Dia Mundial de Limpeza de Praias tem ação especial na Praia de AL

Com a proposta de chamar a atenção da população sobre o destino do lixo e sobre a preservação do meio ambiente, diversos voluntários se reuniram neste sábado (20), Dia Mundial de Limpeza de Praias, para promover um mutirão de limpeza e conscientização. Na Praia de Pajuçara, em Maceió, o Instituto Biota de Conservação contava com o apoio de cerca de 150 pessoas com luvas e sacos de lixo.

De acordo com o presidente do Biota, Bruno Stefanis, a ação o “Clean Up Day”,  Dia Mundial de Limpeza de Praias, foi criado em 1988 na Austrália. “Fazemos essa ação há seis anos. A cada ano mais pessoas participam da ação. Hoje tivemos mais de 150 pessoas. A ação vai não é apenas recolher o lixo das praias, é conscientizar a populção. Os voluntários foram instruídos a abordar as pessoas que vieram aproveitar o sábado e fazer um alerta sobre o lixo nas praias”, afirma.

Stefanis diz ainda que todo o lixo que for recolhido será pesado. “Vamos fazer uma ação quantitativa para saber quanto de determinado lixo, como plástico e bituca de cigarro, conseguimos recolher. Os voluntários vão abordar as pessoas para falar como o lixo no mar interfere na vida marinha, porque os animais comem o lixo e acabam morrendo”, diz o presidente do Biota.

Fábio Kazuo trouxe a filha Juliana, de apenas seis anos, para participar da ação. “Ela precisa aprender desde pequena que pequenas ações podem transformar o mundo. Minha filha não está aprendendo a recolher o lixo da praia, mas a não jogar o lixo e a passar isso adiante”, diz.

A estudante de Terapia Ocupacional Tamara Simões veio pela primeira vez participar do evento. “É muito bom poder conscientizar as pessoas que vêm para a praia e os pescadores. Tem muita gente que não sabe, mas muitos peixes comem lixo e acabam morrendo. Isso é ruim para eles [pescadores] também que dependem dos peixes para o seu sustento”, afirma a estudante. 

A funcionária pública, Maria José da Silva veio aproveitar o dia de sol na Praia de Pajuçara. Ela aprovou a ideia e diz que ano que vem irá participar do evento. “Sempre trago o meu saco de lixo para a praia. Quando vou embora que vejo lixo na areia ainda saio recolhendo. Fiquei muito feliz com a ação e pretendo participar no próximo ano” afirma.A ação contou com o apoio de funcionários de Secretaria de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e de agentes do Batalhão Policiamento Ambiental (BPA).

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus