Dois trechos da BR-101 foram interditados, no trecho da Rodovia do Contorno, em Jardim Carapina, na Serra, na manhã desta quinta-feira (18). Os manifestantes atearam fogo em pneus na altura do quilômetro 273.O motivo da manifestação foi a reintegração de posse de um terreno onde moravam cerca de mil pessoas. Nesta terça-feira (16), seis moradores foram presos durante uma operação. Os barracos foram destruídos por retroescavadeiras e os moradores revidaram atirando paus e pedras. Os detidos foram levados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ), do município.
Na manifestação desta quinta-feira, os moradores dizem que só vão liberar a pista após a presença de um representante do governo estadual. Segundo o mecânico Izau Araujo, as famílias querem negociar a permanência no local.O trânsito ficou completamente congestionado. A Polícia Rodoviária Federal pede que os motoristas evitem passar pelo Contorno.
Terreno
As famílias pretendiam erguer construções e morar na área, que foi dividida em lotes de 240 metros quadrados cada.As famílias que ocupavam o terreno de 4 mil metros de extensão. Elas já tinham delimitado o espaço para construção de ruas, praças e creches. Também pretendiam batizar o bairro de Vista do Mestre Álvaro.
O terreno, que é divido em quatro lotes, está registrado pela empresa Vix Consultoria Imobiliária, Carlos Lima Construtora, e registrado como pessoa física por José Nunes Pereira e Maria Nunes Pereira, e também Jamie Larica.Os proprietários conseguiram na Justiça a reintegração de posse do terreno. Onze oficiais de Justiça acompanharam o trabalho da PM.
G1