O que era para ser apenas mais uma tarde de segunda-feira na vida de 33 crianças se transformou em momentos de encantamento, conhecimento e descobertas. Naquela tarde, meninos e meninas entre 10 e 11 anos deixaram as salas de aula para ver na prática como funciona a redação e todo o universo de um jornal impresso.
Os pequeninos, alunos do Colégio Ibero Americano, em Cuiabá, passaram algumas horas no Circuito Mato Grosso e se mostraram maravilhados ao conhecer todas as etapas e processos de impressão do jornal. Acompanhados de algumas professoras e guiados por Amauri Lobo, do setor de Marketing do grupo, eles iniciaram a visita conhecendo a redação do jornal.
Amauri contou a eles um pouco do passo a passo para a produção de uma matéria, desde a distribuição das pautas, passando pela apuração da reportagem até as matérias serem entregues para edição. Logo em seguida, o editor de arte, Glauco Martins, mostrou na tela do computador como é realizada a diagramação de todas as páginas do jornal. Curiosos e atentos, os pequenos prestavam atenção a todos os detalhes e, sem titubear, faziam as mais diferentes perguntas e mostravam que já conheciam algumas das estruturas do jornal.
“Vamos mostrar que vocês já sabem um pouquinho do jornal”, disse a professora de Língua Portuguesa, Suzele Marchesin. E, rapidamente, as crianças começaram a apontar no jornal aquilo que eles haviam aprendido em sala de aula. “Aqui é o chapéu, embaixo está o título, depois vem a linha fina, o texto. Na capa está a manchete”, diziam eles em um só coro.
O conhecimento demonstrado pelas crianças vem de um longo estudo que eles fizeram na escola, como parte da disciplina de Língua Portuguesa. Durante todo um bimestre eles estudaram sobre a estrutura e tudo aquilo que compreende o universo do jornal. “A ultima unidade da nossa disciplina foi toda voltada ao jornal. Eles praticaram atividades como produzir uma reportagem, fazer entrevistas, escrever uma matéria a partir de uma foto, dentre tantas outras. E hoje estamos finalizando esse estudo com chave de ouro, conhecendo na prática como funciona a redação e a impressão de um jornal”, contou a professora.
E por falar em impressão, essa foi a parte que mais deixou a garotada fascinada. Responsável pelo setor, Joel Lunkes apresentou o parque gráfico do Circuito, onde se roda semanalmente uma média de 18 mil exemplares. Para a visita ser completa, foram impressos alguns exemplares ‘testes’, processo acompanhado com bastante entusiasmo pelos garotos e pelas garotas.
“Um universo gigante”
Ao final da visita, alguns deles já saíram dizendo que pretendem seguir a carreira de jornalista. “Eu já queria ser jornalista, eu gosto muito de escrever e hoje eu vi que isso é muito legal. Sair, escrever uma matéria e depois ver a impressão, achei tudo muito divertido”, afirmou o pequeno Antônio Lucas, de 11 anos de idade.
Amanda Bocardi, de 10 anos e que tem sobrenome de um famoso jornalista brasileiro, foi ainda mais além: “Eu vi que o jornal é totalmente diferente do que eu pensava. Imaginava um monte de máquinas, iguais aquelas de xerox, mas ao visitar o Circuito eu vi é que é outra coisa. Um universo gigante”.
Levando em suas mãos uma edição do jornal, a estudante ainda afirmou: “Eu vi que o jornal é uma escola viva. A gente pode conhecer e escrever português, história, geografia, um montão de coisas. Eu adoro ler e escrever e eu vou adorar ser jornalista”.
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