Como já venho dizendo sempre da sequência energética caminhando através dos objetos e mobiliário, hoje vou falar um pouco do caminhar da energia através das embalagens e divulgação de marcas nas empresas, recintos comerciais e lojas. Aquilo que não se vê é o que mais trava a vida, os negócios e outras coisas mais. Acho que já ouviram a expressão “a insustentável leveza do ser” – tem até um livro com este título. Então somos sustentados por átomos e estes não têm nenhum peso. Para falar sobre as energias que flutuam sobre nossos estabelecimentos comerciais e empresariais, tenho que fazer uma analogia com o corpo humano. Para se cobrir o corpo precisamos de vestimentas adequadas com certo requinte, discernimento e bom gosto, é a nossa segunda pele, pela qual apresentamos a nossa pessoa ao mundo. A terceira pele é a continuação da segunda, como é óbvio, mas o óbvio não é bem explícito quando se trata de embalagens, marcas e divulgação. Não estou aqui para generalizar todos os empreendimentos – entendam. Vamos começar com a entrada e harmonia da energia nas marcas dos estabelecimentos. Esta marca tem que ser criada com cores, formas e texturas daquilo em que se está comercializando. Penso que para esta criação não tem que seguir tendências nem modismos. Ela tem que ser clara e radiante, apresentando uma luminosidade interna através das cores a serem usadas, podendo assim irradiar por si só a personalidade contida para atrair clientes. A marca não vai ficar apenas fora da loja, mas também como ponto de referência e indicação de serviços. A marca de um estabelecimento comercial tem que ter algo mais, tem que atrair o inconsciente, chamar atenção e ser gravada e armazenada no cérebro para não ser esquecida. E nunca se esqueçam que a terceira pele é a continuação do proprietário. E esta representação são as embalagens, caixas de presentes, papel de embrulho, adesivos e tudo que se coloca para a saída do material comercializado chegar a seu destino final. Tudo tem que ser de muito bom gosto, requinte e boa apresentação.