O ex-judoca e hexacampeão brasileiro Edelmar Branco Zanon foi vítima de uma tentativa de homicídio em Miguelópolis (SP), na noite de terça-feira (16). Ele voltava de carro para São Paulo após participar de uma palestra na cidade, quando foi surpreendido por homens armados que, segundo a polícia, efetuaram seis disparos contra o veículo. O atleta não foi atingido pelos tiros e não teve ferimentos.
O delegado Paulo Cervantes informou que a abordagem ocorreu na Rodovia Doutor William Amin, na zona rural de Miguelópolis. Ele pegou a estrada e um carro preto emparelhou com ele e teve que se abaixar porque o tiro poderia ter atingido o peito dele, disse. Os disparos acertaram o lado direito do parabrisa, a porta e o banco do motorista. O veículo foi levado para perícia em Ituverava (SP) para a polícia tentar descobrir quais armas foram utilizadas na ação.
Susto
Em entrevista ao G1, Zanon disse que ficou assustado com a tentativa de homicídio.A cada tiro lembrava dos meus três filhos, e que só tenho 39 anos e tantos sonhos, comentou. Segundo ele, os tiros foram disparados depois de cinco quilômetros rodados após sair da cidade.Estava no sentido Ituverava quando encostaram no meu carro como se fosse uma ultrapassagem normal e chegaram atirando, disse.
Levei o pé no freio e fui para o acostamento, o carro rodou e ficou no meio da pista e retornei para Miguelópolis, relatou. O ex-judoca afirmou que os suspeitos ainda tentaram perseguir o carro dele.Estavam em um carro pequeno, eu peguei mais velocidade e eles desistiram, disse. Após a perseguição, Zanon foi até a delegacia e registrou a ocorrência.
Investigação
Segundo delegado que investiga o caso, a principal suspeita é de que o crime tenha motivação política.Ele teria falado bem do trabalho do atual prefeito durante a palestra e essa a principal linha de investigação, porque não teria outro motivo. Roubo não foi, ele não é daqui nem da região, é atleta olímpico e não tinha inimizades, comentou Cervantes.
G1