Uma paralisação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), que deveria ser realizada na manhã desta quarta-feira (17), foi suspensa. O protesto era para cobrar a imediata publicação do edital para contratação da empresa que irá realizar o concurso público do órgão.
Após anunciarem a paralisação, o secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf convocou os servidores para uma reunião e garantiu que o processo de autorização para a contratação da empresa será assinado ainda hoje, pelo governador Silval Barbosa (PMDB).
A realização do concurso público, para a contratação de servidores, é um dos itens da pauta de reivindicações dos profissionais do órgão e foi acordado entre servidores e o governo na última greve da categoria.
À reportagem do Circuito Mato Grosso, a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT), Veneranda Acosta alegou que, até a ultima terça (16), o processo que autoriza a contratação da empresa que irá realizar o certame estava parado na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). “A SAD solicitou urgência na análise desse processo, a comissão do Detran protocolou esse processo em junho e até agora nada”, afirmou ela.
Ainda assim, a sindicalista pontuou que a categoria dará “um crédito para o Governo, visto que nosso interesse é que de fato seja atendida nossa reivindicação. Pois além de suprir a demanda de crescimento da entidade e de substituição dos aposentados, o Detran-MT também passará a ter profissionais que hoje ele não tem. Tudo isso pelo modo correto de contratação no serviço público, ou seja, por concurso público”.
São previstas aproximadamente 500 vagas em todo o estado, entre cargos de nível médio e superior. As inscrições devem ser abertas ainda esse ano.
A presidente disse que já está previsto no orçamento do Governo, para o próximo ano, os valores referentes a contratações desses novos profissionais.