Trinta e quatro ordens judiciais são cumpridas na manhã desta segunda-feira (15.09) pela Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Fazendária (Defaz), na operação "Alexandria". São 25 mandados de prisão temporária (5 dias), 7 buscas e apreensão e duas conduções coercitivas.
Os mandados são cumpridos nas residências dos alvos investigados na operação. Não há buscas em órgãos públicos. "As duas secretarias forneceram todos os projetos dos anos de 2012, 2013 e 2014", disse o delegado Gianmarco Paccola Capoani.
As investigações conduzidas pelo delegado Gianmarco Paccola apuram fraudes em projetos culturais, na Secretaria de Estado de Cultura do Estado e na Secretaria de Cultura do município. A apuração identificou 49 irregularidades em 541 projetos analisados, dos anos de 2012, 2013 e 2014.
A investigação iniciou com denúncia da Secretaria de Cultura do Estado, no mês de abril e apura fraudes e desvios de recursosobtidos através do Programa de apoio à Cultura (PROAC), da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso. Ao todo foram analisados 541 projetos culturais.
As pessoas investigadas vão responder por crimes de bando ou quadrilha, peculato desvio, ameaça, crime contra fé pública e lavagem de dinheiro.
ASSESSORIA