Cidades

Após denúncias, Lar da Criança começa a ser humanizado

 
As mudanças começaram a ocorrer quando a diretoria anterior deixou a instituição – em meio à denúncia da morte de uma criança que está sendo apurada pela Delegacia de Defesa de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).
 
A psicóloga e assistente social Marimar Michels, nova superintendente do Lar, garante que há um esforço em busca da reformulação do ambiente, mesmo se sabendo que a instituição será fechada nos próximos anos. 
 
“Nossa principal meta é humanizar”, conta Marimar, que chegou à instituição juntamente com os servidores recém-nomeados por meio de concurso. “Estamos observando o perfil de cada um e fazendo os devidos remanejamentos. Sentimos que há interesse deles em se adaptar à nova função”, observa a superintendente que há 20 anos trabalha com crianças e adolescentes.
 
E para atingir seu objetivo, a equipe que assumiu a direção do Lar da Criança começou pela reforma de alguns ambientes: paredes foram pintadas e decoradas e o berçário ganhou uma sala de recreação; o consultório médico também foi repaginado e o odontológico, reativado.
 
Houve ainda incremento na equipe multiprofissional. Agora um médico cumpre horário na instituição de segunda a sábado com horários e turnos fixos e um dentista foi disponibilizado para atender aos internos no próprio Lar. 
 
Marimar Michels assumiu o lar há quatro meses com a missão de humanizar a instituição - Foto: Tony Ribeiro Além dos seis assistentes sociais que já havia no quadro de pessoal, a instituição agora conta com mais um profissional da área para trabalhar especificamente nas parcerias com a rede municipal de assistência à saúde e social. A equipe completa também envolve quatro enfermeiros e oito psicólogos, além de dois recreadores que agora também ficam nos finais de semana para garantir atividades recreativas às crianças e adolescentes.
 
“Nós também contratamos um psicólogo para atender especificamente aos servidores do Lar”, informa Marimar Michels. A equipe completa envolve pelo menos 220 pessoas distribuídas em quatro turnos de 12 horas por 36. Destes, são funcionários terceirizados os que atuam na cozinha, limpeza, segurança, almoxarife e os motoristas.
 
Circuito interno – O circuito interno instalado no prédio onde funciona o Lar da Criança, no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, conta com 40 câmeras. Diante das denúncias de agressão aos internos por parte de funcionários, a atual diretoria – que agora conta com dois coordenadores e um assessor jurídico – contratou um técnico de informática para acompanhar diariamente as gravações e recorrer imediatamente às imagens, caso necessário.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.