Lançado em 1º de setembro a partir do estúdio da rádio comunitária CPA FM, que funciona em Cuiabá há 14 anos, o “Programa Circuito Mato Grosso” é comandado pelo jornalista e blogueiro Enock Cavalcanti e com a participação do jornalista e poeta João Bosco, morador da região, experiente em programas de rádio, e também do major da Polícia Militar Wanderson Nunes de Siqueira, que entra na programação para tratar de questões de segurança pública.
“Nós queremos criar uma diversidade de informação e a primeira característica é que estamos numa rádio comunitária, que prioriza o interesse das pessoas e não o comercial. Eu fico satisfeito porque o empresário Pérsio Briante, diretor do jornal Circuito Mato Grosso, respaldou essa nossa proposta de poder dar uma força para as rádios comunitárias, que são muito perseguidas, desconsideradas, mas que fazem um trabalho importante”, observa o jornalista Enock na sua inquietude inabalável em 30 anos de profissão.
O compromisso com o popular de Enock Cavalcanti vem desde o Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu, onde fazia jornais para sindicatos e associações de moradores, e continua com esta vertente, sem o compromisso pela lógica das grandes empresas. É pioneiro em seu blog na cobertura do Judiciário em Mato Grosso e contribuiu para que 10 magistrados fossem afastados quando revelou o escândalo da Maçonaria no Estado.
Já passou pela nova programação o mato-grossense Archimedes Pereira Lima Neto, que é um dos coordenadores da campanha eleitoral da candidata à Presidência Marina Silva, bem como Manoel Antônio Garcia Palma, o Toco Palma, que está brigando para impor a Loteria Esportiva de Mato Grosso, que não acontece, como a volta da Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat), do qual é presidente.
Também o ator e humorista André D’Lucca, com a personagem “Almerinda Governadora”, numa campanha inusitada em que provoca o público ao senso crítico e analítico de todos os candidatos e do que acontece nos bastidores dos poderes Legislativo e Executivo, principalmente. Isso ocorre quando André mostra uma lista de pessoas envolvidas na Operação Ararath, em seu espaço de rede pessoal na internet, no perfil do Facebook, e demais assuntos que ele aponta, como o Lar da Criança.
Provocativo e participativo
O “Programa Circuito Mato Grosso” chega com o jornalismo provocativo e a população participa ativamente por meio de telefonemas ao vivo para discutir e opinar sobre diversos assuntos, enquanto acontece a mesa-redonda em meio a entrevistas e bate-papo. O telefone está aberto no (65) 3649-2395 para os questionamentos.
A transmissão acontece simultaneamente, do estúdio da CPA FM, em parceria com a Rádio Natureza AM 760, do município de Chapada dos Guimarães, que tem alcance de 23 outras cidades, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h.
A programação alcança um público de 200 mil ouvintes na Morada da Serra, com a transmissão da CPA FM também veiculada online, cujo alcance aumenta por meio do aplicativo para smartphone.
Somente na Grande Cuiabá existem pelo menos sete rádios comunitárias e o que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento e como são emitidos. Entre elas estão as ondas de rádio (AM e FM), que são, na verdade, raios hertzianos.
A título de informação, AM significa “Amplitude Modulada” e FM “Frequência Modulada”. Quando ajustadas, obtêm sinais detectados pelo receptor de rádio, por ondas eletromagnéticas, a fim de decodificar e reproduzir o som original.
Na AM a capacidade de propagação é maior e atinge longas distâncias, já a FM apresenta uma baixa frequência, porém é menos sujeita a ruídos.