Mundo Tecnológico

Lista vaza senhas de 5 milhões de contas Gmails, mas Google nega invasão

 
“A segurança das informações de nossos usuários é uma prioridade para nós. Não temos nenhuma evidência de que os nossos sistemas tenham sido comprometidos, mas sempre que tomamos consciência de que contas podem ter sido violadas, tomamos medidas para ajudar esses usuários a se protegerem”, alega a multinacional. 
 
Pouco tempo depois que as informações foram expostas, administradores do fórum apagaram as senhas do arquivo postado, deixando apenas os logins. Além disso, tvskit – nome de usuário do autor do post – afirmou que 60% dos dados capturados eram válidos. O arquivo inclui, principalmente, contas americanas, espanholas e russas.
 
O fórum Bitcoin russo tem sido palco de vários grandes vazamentos ao longo dos últimos dias. Só nesta semana, 4.660.000 contas Mail.ru foram expostas. Nomes de usuários e senhas de 1,26 milhões de outras contas Yandex também foram publicados em um arquivo de texto.
 
Descubra se sua conta foi incluída no arquivo
 
Se quiser verificar se sua conta foi parar no fórum russo, basta entrar neste site. Ao abrir, insira seu endereço de e-mail e clique em “Check it!”. Em caso negativo, uma mensagem em inglês dirá que sua conta provavelmente não foi exposta publicamente, e o site recomenda que se troque a senha do e-mail periodicamente.
 
O que fazer para proteger minha conta?
 
Além da recomendada troca periódica da senha, o Google disponibiliza uma central de segurança que ensina os usuários a protegerem seus dispositivos contra malwares.
 
A gigante também recomenda a quem utiliza seus serviços habilitar a verificação em duas etapas. Com este procedimento, caso alguém descubra sua senha, ainda precisará saber o número de telefone para acessar a conta.
 
Tech Tudo 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados