Tanto que o i3 terá a venda limitada a algumas cidades, segundo a BMW. É mais um carro "de imagem" para a montadora, e não um modelo que causará impacto nas vendas – apesar de a marca dizer que o mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3.Com motor de 170 cavalos, o hatch é voltado especialmente para centros urbanos. Ele foi visto pela primeira vez em julho passado, apresentado em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. O modelo já é vendido na Europa e nos Estados Unidos, onde custa US$ 41.350 (cerca de R$ 95 mil na cotação da última terça).
Como funciona
O i3 é um carro que não possui motor a combustão. Por isso, esse tipo também é chamado de "zero emissão", porque não libera gases poluentes na atmosfera. Outra característica desses carros é serem silenciosos, pois não há o ruído no motor.A energia que move o carro vem de uma bateria de íon-lítio que, para carregar completamente, precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts. A BMW vende, como acessório, um carregador rápido chamado Wallbox; há uma versão que leva 6 horas e outra de 3 horas.O motor elétrico pesa 50 kg e desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, segundo a fabricante. O torque gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Autonomia
De acordo com a BMW, a bateria do i3 permite que o carro rode de 130 km a 160 km antes da próxima recarga.Um motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível, cuja função é apenas manter a energia das baterias, sera oferecido como opcional, ampliando a autonomia em 100 km.As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos.
Carbono e alumínio
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio, que o tornam mais leve. A BMW diz que a célula de passageiros, feita de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP) "anula" o peso extra da bateria."É a primeira vez que um carro é basicamente igual ao [conceito] que mostramos 2 anos atrás", diz em entrevista exclusiva ao G1 o diretor, Peter Schwarzenbauer, responsável pelo pós-venda da marca, no evento de lançamento em Nova York.Além do i3, a BMW comercializa o "irmão maior" i8 na Europa e nos EUA.
G1