O Consórcio, liderado pela Engeglobal Construções Ltda., alegou que as obras foram executadas cumprindo rigorosamente o Projeto Executivo fornecido pela Infraero e que foi entregue às empresas pela Secopa, na qualidade de contratante da obra.
Ainda em nota, o Consórcio citou o primeiro desprendimento do forro no local, ocorrido em julho deste ano e alegou, que à época, encaminhou a Secopa e a Infraero notificação na qual apontava que o Projeto Executivo "não contempla a superestrutura para fixação do forro, nem tampouco sua fixação na estrutura existente".
As empresas alegaram ainda, terem requerido a disponibilização de informações adicionais e dos detalhamentos do referido Projeto, bem como solicitou os procedimentos que deveriam ser adotados para evitar a ocorrência de novos desprendimentos do forro, o que segundo elas, não ocorreu.
Diante da nova ocorrência, registrada esta semana, o Consórcio informou “que irá buscar uma entidade independente para analisar o caso e emitir laudo técnico de engenharia para apontar as causas que porventura contribuíram para ocorrências desses incidentes”, diz trecho do documento.
Confira nota na íntegra:
Acerca do incidente ocorrido no início da noite desta segunda-feira (01/09) no Aeroporto Marechal Rondon, o Consórcio Marechal Rondon vem a público esclarecer os fatos:
01) A parte antiga do Aeroporto foi atingida no piso superior na cobertura da praça de alimentação e no forro do lado da pista, obra construída em 2006. A parte do antigo terminal não foi, até esta data, objeto de intervenção por parte do Consórcio Marechal Rondon.
02) Na parte do novo Terminal de Passageiros, em execução pelo consórcio, ocorreu o desprendimento de parte do forro da área externa.
03) Esclarecemos que o Consórcio Marechal Rondon executou as obras do forro metálico do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto, utilizando pessoal técnico especializado, e cumprindo rigorosamente o Projeto Executivo nº CY. 06/201.7/004677/01, fornecido pela Infraero, proprietária da obra, e que nos foi entregue pela Secopa/MT, na qualidade de contratante da mesma.
04) Em 23/07/2014 ocorreu o primeiro desprendimento de parte do mesmo forro da área externa do aeroporto, que foi objeto de recuperação pelo consórcio.
05)Em razão dessa ocorrência o Consórcio encaminhou à SECOPA/MT, em 18/08/2014, e à Infraero, em 22/08/2014, NOTIFICAÇÃO (cópias em anexo) na qual apontava que o Projeto Executivo "não contempla a superestrutura para fixação do forro, nem tampouco sua fixação na estrutura existente", provável causa do desprendimento parcial do forro na data de 23/07/2014.
06) Nessa manifestação o Consórcio requereu a disponibilização de informações adicionais e dos detalhamentos do referido Projeto, bem como solicitou os procedimentos que deveriam ser adotados para "evitar a ocorrência de novos desprendimentos do forro".
07) Essas informações e as medidas preventivas a serem tomadas para evitar novas ocorrências e solucionar possível deficiência no projeto, provável causa do novo desprendimento ocorrido nesta segunda-feira, até esta data não foram respondidas pela Infraero ou pela Secopa.
08) Diante dos fatos, e buscando apurar as causas, o Consórcio Marechal Rondon, cuja responsabilidade se limita a execução das obras, de acordo com os projetos executivos fornecidos, informa que irá buscar uma entidade independente para analisar o caso e emitir LAUDO TÉCNICO DE ENGENHARIA para apontar as causas que porventura contribuíram para ocorrências desses incidentes.
Cuiabá-MT, 02 de setembro de 2014.
Consórcio Marechal Rondon