Na noite de ontem (1), uma chuva de pouco mais de 15 minutos, acompanhada de fortes ventos, acabou destruindo o teto da parte externa do Aeroporto, próximo a saída de desembarque.
Tanto a Secopa, quanto o Governo do Estado, alegaram que irão cobrar das empresas responsáveis pela obra, as devidas correções e reparos. “O Governo do Estado exigirá que as empresas responsáveis pela reforma avaliem as condições físicas do local e façam as correções necessárias, de acordo com as exigências contratuais”, diz trecho de nota da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-MT).
Com o incidente, além dos estragos na área externa, a cobertura da praça de alimentação também foi danificada, ocasionando o alagamento em alguns pontos do aeroporto.
Na manhã de hoje, as placas metálicas que se desprenderam do teto e ficaram espalhadas por toda entrada do Marechal Rondon já haviam sido retiradas do local. Ainda não existem informações sobre os prejuízos.
Danos materiais
Embora, em nota, o Governo do Estado e a Secopa tenham alegado que não houve feridos, tampouco danos materiais aos veículos que estavam estacionados nas proximidades do terminal, imagens após o incidente provam o contrário.
Alguns carros tiveram a lateria amassada, outros ficaram riscados ao serem atingidos pelas placas metálicas e uma caminhonete teve o retrovisor danificado.
Confira na íntegra nota da Secom-MT:
“O Governo do Estado de Mato Grosso esclarece que a queda de parte do forro no aeroporto Marechal Rondon foi causada por fortes chuvas na região e ocorreu na parte antiga das obras, segundo informaram a Infraero e o titular da Secopa, Maurício Guimarães.
Ainda assim, o Governo do Estado exigirá que as empresas responsáveis pela reforma avaliem as condições físicas do local e façam as correções necessárias, de acordo com as exigências contratuais.
O Governo do Estado acrescenta que os danos foram provocados por ventos com velocidade entre 50 e 70 km por hora. Nenhuma pessoa foi atingida e não houve danos materiais aos veículos que estavam estacionados nas proximidades”.
Obra
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon tiveram início em dezembro de 2012. O valor inicial da obra era de 77,2 milhões, mas o projetos recebeu aditivos e o empreendimento hoje passa de R$ 81 milhões.
Embora a previsão inicial de conclusão dos trabalhos fosse março de 2014, a obra de responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Engeglobal, Multimetal e Farol Empreendimentos ainda não terminou.