A assessoria de comunicação da SMTU se limitou a alegar problemas técnicos para o atraso da chegada dos equipamentos, não confirmando as informações de que um dos caminhões que transportava os itens de monitoramento (radares, lombadas e avanços semafóricos) pegou fogo.
Na semana passada, a prefeitura de Cuiabá começou a realizar campanhas educativas nas principais vias da cidade, o esperado era de que os equipamentos já estivessem funcionando nas avenidas Miguel Sutil, Mato Grosso e no cruzamento entre a Isaac Póvoas e Barão de Melgaço.
Sem previsão para o termino das instalações, a SMTU não estipulou uma data para o começo das multas, enquanto isso a campanha educativa continua.
Assim que os problemas forem sanados, a prefeitura, através do Consórcio Cuiabá Monitoramento de Trânsito (CMT), irá iniciar a aplicação das penalidades para quem for pego ultrapassando os limites de velocidade (10% acima do permitido na via) ou em avanço de sinal nos semáforos. A multa nestes casos varia de R$ 57 a R$ 187, além de acúmulo de pontos na carteira.
Instalação de equipamentos
A primeira via a receber o equipamento de lombada eletrônica foi a a Avenida Beira Rio. Segundo a secretaria, já está sendo instalado o mesmo tipo de equipamento na Avenida Mato Grosso, em frente ao Colégio Presidente Médici.
Além disso, estão sendo instalados um radar fixo na Avenida Miguel Sutil, próximo ao viaduto da Rodoviária e detectores de avanço de sinal vermelho no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Barão de Melgaço e das Avenidas Tancredo Neves e General Mello.
Até o final do ano, será instalada mais uma lombada eletrônica na Avenida General Mello. Radares fixos serão colocados em mais pontos das Avenidas Miguel Sutil e Beira Rio e um ponto na Avenida República do Líbano. O avanço semafórico também será instalado nos cruzamentos da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Comandante Costa e das Avenidas Getúlio Vargas e Marechal Deodoro.