Por conta disso, o pedetista se tornou principal alvo dos adversários e foi bombardeado em boa parte das duas horas do debate eleitoral.
Já no primeiro bloco do debate, no momento em que todos os candidatos deveriam falaram o porquê querem ser governador de Mato Grosso, José Marcondes ‘Muvuca’ citou a ausência de Taques. “Quero dar boa noite a você Pedro Taques, que deve estar aí sentado com as pernas pra cima, achando que a eleição já está ganha”.
Taques não comparece ao debate na TBO
No segundo bloco, o petista Lúdio Cabral teve a oportunidade de fazer sua primeira pergunta aos demais candidatos presentes ao debate e iniciou sua fala afirmando que seu primeiro questionamento seria direcionado a Pedro Taques, o que não foi possível, dada sua ausência.
“Iria dar ao Pedro Taques, a oportunidade dele esclarecer quem é seu primeiro suplente como senador, o que até hoje ele não esclareceu. Mas como ele não está…”.
Lúdio chegou a ser interrompido pelo mediador, para que ele perguntasse a um dos candidatos presentes, mas o petista rebateu dizendo que usaria seu tempo da forma que achasse melhor.
Na sequência, José Riva (PSD) questionou Muvuca qual era sua opinião sobre atos, segundo ele, realizados por Taques. “O que você acha candidato de uma pessoa que omitiu seu suplente ao senado, um candidato que no debate anterior não falou sobre processo que ele engavetou da Cooperlucas, que também omitiu sobre a situação de seu captador de recursos, que negou estar presente na lista da Polícia Federal (PF)”, questionou ele, referindo-se a Operação Ararath.
Se Riva ‘levantou a bola’, Muvuca respondeu dizendo que “já que o senhor citou o candidato fujão. Quero lembrar aqui dele, alguém que prega o novo, mas esta junto com Otaviano Pivetta da Coperlucas, com Luiz Antonio Pagot, das licitações fraudadas, alguém que é amigo de Fernando Mendonça, que está junto com Antero Paes de Barros, o chefe do ‘comitê da maldade’, está junto com Chico Galindo, ex-prefeito de Cuiabá que vendeu nossa água, Pedro Henry, o sanguessuga que esta lá na cadeia assistindo a esse debate. UM cidadão com tantas más companhias, acho que a resposta já está dita pelas próprias companhias”, disparou Muvuca.
Muvuca ainda lembrou um vídeo em que Taques, à época em que concorreu ao Senado, participou de um debate e na ocasião, declarou que candidato que foge de debate é arrogante. “Portanto, ele demonstrou toda sua arrogância e incompetência”, completou ele.
Nas considerações finais, alguns candidatos também se referiram, ainda que indiretamente, a Pedro taques. José Riva, por exemplo, agradeceu a oportunidade de participar do debate e disse “esperar que as pessoas possam ter sentido nele, a segurança de um governante que não fugirá jamais de qualquer situação”.
José Muvuca já iniciou suas considerações também agradecendo a oportunidade do confronto e lamentou “a covardia do candidato fujão que não participou do debate”.
Último a se pronunciar, Lúdio Cabral foi ainda mais incisivo em sua fala. “Agradeço também essa oportunidade e também lamentou a ausência do candidato Pedro Taques. Quem tem coragem e atitude não foge de debate. Fugir de debate é coisa do passado. Precisamos respeitar a população que vai escolher o próximo governador do Estado”, finalizou ele.
Ao final do debate, todos os candidatos, de pronto, assumir o compromisso de participar do segundo enfrentamento a ser realizado pela TBO, no próximo dia 27.
Atualizada 22h29