O castelo foi feito na impressora RepRap, um projeto de código aberto extremamente popular entre entusiastas da técnica em 3D. O equipamento imprime camadas de concreto que medem 1 cm de altura por 3 cm de largura. Seu acabamento é superior a de outras impressoras 3D de concreto, resultando em superfícies lisas e consistentes.
“Já faz dois anos desde que eu comecei a brincar com a ideia de uma impressora 3D para construir casas. Ao testar a impressora, enfrentei obstáculos e descobri ainda mais capacidades, como o fato de ela poder imprimir muito mais do que 50 centímetros por dia, ao contrário do que eu pensava originalmente”, contou Rudenko.
A ausência dessa restrição fez com que o arquiteto ficasse mais empolgado em relação a seus planos para a próxima obra. “Meu objetivo será imprimir 24 horas por dia, sete dias por semana, até que o projeto esteja concluído”, adiantou Rudenko, explicando que os únicos problemas foram justamente ao parar e recomeçar a impressão.
O protótipo também mostrou que imprimir as peças separadamente não foi uma boa ideia. A torre do castelo ficou muito pesada, necessitando de sete homens para levantá-la e colocá-la no lugar. Por essa razão, a casa será impressa em estrutura única.
O tamanho da próxima construção será de aproximadamente 10 m x 15 m, como inicialmente programado, mas o lugar sofrerá alterações. A intenção inicial era levantar a casa em Minesota, porém Rudenko acredita que precisará de um lugar mais quente. Segundo ele, o material utilizado no processo precisa secar muito rápido, o que não será possível no inverno local.
Outra dificuldade será a de obter o aval do comitê regional responsável por autorizar a obra. As regras para essa permissão nos Estados Unidos muda de estado para estado. Mas isso não intimida o inventor, que já se mostra disposto a comercializar a ideia. “Estou aberto a ofertas de pessoas físicas ou empresas interessadas em adquirir a primeira casa construída com a tecnologia 3D e pronto a fornecer recursos para cobrir completamente o projeto e todas as suas despesas”, declarou.
Via 3D Print