Em junho deste ano, antes do inicio da Copa do Mundo em Cuiabá, a Infraero entregou a conclusão das obras da estação de banheiros no desembarque doméstico, do Centro de Operações Aeroportuárias (COA), calçada do estacionamento, ampliação da capacidade de desembarque e liberação do embarque doméstico no piso superior, entre outras obras.
Até o fim da semana passada, a promessa era a entrega das obras de liberação do acesso entre piso ao desembarque internacional, esteira de bagagem internacional, nova sala de desembarque internacional, nova sala de embarque internacional; área externa, entre outras obras destinadas ao embarque e desembarque internacional.
Internacionalização Já
Acompanhando o andamento das obras na estação aeroportuária de Várzea Grande, um grupo de empresários do setor Turístico criou o movimento “Internacionalização Já”, que cobra o término da ampliação do aeroporto, para a volta do funcionamento de voos internacionais na região.
Conforme Jaime Okamura, um dos participantes do movimento, a Infraero faz o acompanhamento das obras, mas ainda não foi informada oficialmente sobre a prorrogação do prazo. O aeroporto é internacional apenas para o transporte de cargas desde 2009. Para transportar passageiros, ainda há uma série de normas que devem ser cumpridas, como também a autorização do Ministério da Aeronáutica e da Anac. ”Mesmo encerrando as obras físicas, ainda tem um longo caminho a ser percorrido até a concretizar a internacionalização”, disse ele.
Conforme explicou os empresários, o alfandegamento foi a caráter provisório, para embarque e desembarque de passageiros durante a Copa. É preciso atender os requisitos previstos na Portaria 3.518, de alfandegamento definitivo, para a Receita Federal realizar o trabalho de alfândega no aeroporto. A delegada da Receita Federal, Marcela Maria Matos, quando se reuniu com os empresários, explicou que houve o alfandegamento extraordinário durante o mundial. Para que os voos internacionais sejam retomados, há necessidade da estrutura no terminal, além da alteração da portaria provisória.
Na semana passada, o grupo foi recebido pelo superintendente da Infraero, João Marcos, que liberou a inspeção as obras do local. Nesta semana está prevista uma reunião entre o secretário da Secopa, Maurício Magalhães, os representantes da empresa construtora, Infraero e a comissão do Movimento Internacionalização Já. O objetivo será o cronograma das obras e de outros assuntos inerentes ao aeroporto Marechal Rondon.