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Mordomo robô será implementado em hotel americano para atender clientes

 
A startup do Vale do Silício Savioke foi responsável pelo desenvolvimento do robô, que tem o nome de fábrica Botlr. A companhia foi contratada pela Starwood, dona do hotel Aloft. O robô mordomo é baseado em outro modelo chamado SaviOne. A.L.O. funciona com conexões 4G e Wi-Fi e consegue abrir portas dos cômodos comuns do estabelecimento. O robozinho precisa saber apenas qual apartamento necessita de serviço, o que pode ser configurado em seu painel. Sua movimentação e os sons que emite lembram o R2-D2 da saga de filmes Star Wars.
 
O compartimento interno do A.L.O. é grande o suficiente para transportar confortavelmente uma garrafa de whisky. Clientes satisfeitos podem mandar tuítes para uma conta online do robô, @AloftHotels, sob a hashtag #MeetBotlr, simulando um contato humano. O hotel Aloft, no entanto, reafirma que o serviço da máquina não substitui o trabalho dos funcionários no local.
 
A.L.O. dispõe de sensores de espaço para não esbarrar em hóspedes ou em outros funcionários durante seu serviço. Ele também anda em uma velocidade média estável para evitar que objetos se quebrem no transporte. O robô também utiliza sua luz interna para permanecer iluminado em ambientes escuros. Contudo, a máquina não aceita pagamentos, não recebe gorjetas e nem tem inteligência desenvolvida para aceitar dinheiro. Ele apenas pergunta ao cliente se fez um bom trabalho.
 
Robô poderá ser utilizado no mundo todo
 
A Starwood não quer deixar seu robô apenas em Cupertino, na Califórnia, terra de gigantes da tecnologia como Google, Yahoo e Apple. A companhia deseja levar a tecnologia do Vale do Silício para 100 hotéis de sua rede ao redor do mundo.
 
O anúncio provocou uma reação dos sindicatos de trabalhadores do Reino Unido. De acordo com os sindicalistas, uma diária de luxo em um dos hotéis da Starwood sai por 290 libras, equivalente a mais de mil reais. Esse dinheiro, de acordo com eles, poderia ser investido em mais treinamento dos funcionários.
 
Os sindicatos reafirmaram que “o serviço de alta qualidade ao consumidor não pode ser substituído”. A Starwood, por meio de seu vice-presidente sênior de marcas selecionadas, Brian McGuinness, afirmou ao jornal The New York Times que os robôs podem melhorar os serviços sem substituir o trabalho humano. Confira um vídeo do A.L.O. em funcionamento.
 
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Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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