Política

MPE requer afastamento de Julio Pinheiro da presidência da Mesa

 
Segundo o MPE, o parlamentar encaminhou para sanção do Executivo, três projetos de leis que não foram apreciados pela Câmara, aprovando suplementação orçamentária no valor de R$ 360 milhões, em benefício do Executivo. O fato ocorreu no final de 2012, quando Chico Galindo (PTB) estava à frente da Prefeitura de Cuiabá. 
 
“Não obstante essas leis tenham sido encaminhadas pelo então Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá ao Prefeito Municipal para sanção, que afinal as sancionou, o fato é que, além de outros vícios nos respectivos processos legislativos, não foram os projetos de lei sequer submetidos a plenário para votação, ou seja, as leis não foram votadas pelos vereadores”, destacou o promotor de Justiça Gilberto Gomes ao término das investigações. 
 
O promotor observou ainda que, "aquele que, tendo fé pública, encaminha um projeto de lei à sanção e a publica, sem que a tenha submetido a plenário, estará cometendo a mais alta fraude que poderia cometer no exercício desse cargo, já que essa é a sua principal função. Trata-se de grave traição ao sistema democrático e, evidentemente, aos administrados que elegeram os membros que compõem o poder legislativo". 
 
Por fim, o promotor assegurou que "o afastamento do cargo de presidente da Câmara e da Mesa Diretora se faz necessário, diante da violação as regras que norteiam a função e a finalidade da Casa de Leis”.
 
A ação por ato de improbidade administrativa cumulada com reparação de dano moral com pedido liminar foi protocolada na última sexta-feira (22). O MPE pede requer ainda o impedimento de Júlio em assumir a função novamente caso seja. 
 
A eleição da Mesa Diretora, inclusive, está marcada para a tarde desta segunda (25). A expectativa é de que Júlio seja reeleito com tranquilidade. 
 
Outro Lado
 
De acordo com assessoria de imprensa da Câmara Municipal, o vereador Júlio Pinheiro ainda não se manifestou sobre o caso. Independente do pedido do MPE, a eleição da Mesa Diretora está mantida para hoje. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões