O painel acontece a partir das 19h, no Auditório 1 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT.
Nos dias 27 e 28, 50 lideranças locais que atuam ONGs, órgãos públicos e universidades, realizam uma oficina de educação popular feminista, com objetivo de contribuir na luta pelo enfrentamento da violência contra a mulher que se materializa na violência doméstica e sexual, bem como fortalecer a rede de serviços contra o tráfico humano, entre outros pontos.
As oficinas serão realizadas no Mato Grosso Palace Hotel. Mais informações pelos telefones 9287-8068 ou (11) 99647-9497.
Dados – O tráfico humano é a terceira modalidade criminosa mais lucrativa do mundo, ultrapassada apenas pelo tráfico de armas e de drogas. O lucro anual chega a 31,6 bilhões de dólares, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Dentre as vítimas, 85% são mulheres, sendo a imensa maioria delas para fins de exploração sexual. A faixa etária predominante está entre 18 e 29 anos e adolescentes. Há registro de tráfico de crianças, sendo a maioria do sexo feminino.
Também existe o tráfico de homossexuais e travestis jovens. A maioria das pessoas traficadas é pobre e com baixa escolaridade. Na rede de aliciadores, 55% são mulheres.