Ele tomou essa decisão após ver as máquinas com tecnologia avançada que estão fazendo parte do cenário da região. "O Brasil é um dos países que mais exporta soja, então devemos nos adequar e ficar prontos para o mercado de trabalho".
Assim como Claudinei, vários outros vaqueiros de Ribeirão já participaram do treinamento de Tecnologia de Precisão em Máquinas Agrícolas promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em Querência.
Edson Tavares de Almeida, 56 anos, é um deles. Trabalhando há 35 anos na pecuária em Ribeirão Cascalheira, ele não pretende se mudar do município, pois é onde sua família já se estabilizou. Segundo ele, está procurando qualificação no ramo de agricultura para estar em dia com o progresso do campo. "Na idade em que estou, foi uma novidade e estou tentando aprender, porque sempre mexi com gado e só via essa tecnologia pela televisão", conta.
"As pessoas sentem que precisam evoluir em conhecimento da mesma forma que as máquinas, para que consigam usufruir de toda a tecnologia que elas têm", afirma o instrutor do treinamento, Rodrigo Lancharovichi.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado.