A engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza explicou como é a composição dos xampus. É o detergente que faz a limpeza e remove dos fios a oleosidade, a poluição e os restos de produtos cosméticos. Já o sal serve como espessante, e deve ser usado na medida certa. Além disso, respeite sempre a validade do xampu, que é de dois anos, em média.
O Bem Estar desta quarta-feira (20) também mostrou como funciona o CC cream: um creme que reúne 12 utilidades em um só, como brilho, força e proteção ultravioleta. As convidadas falaram, ainda, sobre caspa e xampu em pó. Se a pessoa estiver com caspa (nome comum da dermatite seborreica), sentir coceira e os xampus anticaspa não resolverem, é preciso procurar um médico.
A consultora Márcia Purceli também destacou que não se deve usar xampu anticaspa mais de três vezes por semana. E os bonés pioram a caspa, porque deixam o cabelo muito abafado. Além disso, dormir com o cabelo molhado ou amarrado e úmido agrava o problema. A umidade aumenta a proliferação dos fungos e, consequentemente, da dermatite seborreica que pode aparecer ainda nas sobrancelhas, atrás das orelhas, na curva do nariz e na região do tórax. Antes de dormir, seque pelo menos o couro cabeludo. A região em que a pessoa mais sente coceira costuma ser a nuca, porque é a que fica mais úmida.
G1/BEM ESTAR