De acordo com a presidente da associação de moradores do Novo Paraíso I e II, Silvandra Rodrigues dos Santos, a maior parte dos habitantes dos dois bairros reconhece os reflexos positivos do trabalho da concessionária. Segundo ela estão satisfeitos, principalmente as pessoas que residem nas ruas que não tinham rede de distribuição de água e que eram abastecidas por meio das ligações clandestinas, as chamadas gambiarras. “O fornecimento de água melhorou em mais de 80% nos dois bairros. Ainda há alguns problemas pontuais, mas sabemos que serão corrigidos antes das obras serem finalizadas”, conclui.
Segundo o supervisor operacional da empresa, Markos Urano, o sistema de distribuição de água do Novo Paraíso I foi encontrado em melhores condições de operação, se comparado com o Novo Paraíso II, o que demandou menor quantidade de ações para adequar o sistema aos padrões técnicos atuais. “Abrimos as ruas para checar as tubulações e quando necessário trocamos por novas. No Novo Paraíso I substituímos 200 metros de rede e estendemos 560 para atender imóveis que só recebiam água por meio de ligações clandestinas. Também regularizamos 1.219 ligações, instalando novos ramais e cavaletes”, disse.
O supervisor operacional conta que o sistema de abastecimento do Novo Paraíso II estava crítico, sendo necessário substituir 4.195 metros de tubulação e estender outros 1.822, para atender doze ruas que não possuíam rede pública de água. Markos contabiliza que 1.522 ligações foram regularizadas. “Encontramos o Novo Paraíso II em situação precária. Foi preciso estender a rede por quase 2 km. Isso significa que todos os imóveis dessas ruas pegavam água por gambiarras. Esse tipo de ligação danifica a rede pública, prejudica o abastecimento de quem está regularizado e ainda gera risco de contaminação da água”, afirma.
Morador há 20 anos no Novo Paraíso II, o aposentado Ademir Dias de Lima, 66 anos, confirma abertamente a situação crítica que viviam os habitantes do bairro. “Antes era a maior bagunça. Todo mundo mexia na tubulação da rede pública. Era gambiarra para todo lado e vazando água. Algumas até próximas do esgoto contaminando a água. E em trechos que havia rede até vi morador arrancando hidrômetro para por gambiarra. Uma vergonha. Agora a concessionária tirou todas as gambiarras e está regularizando as ligações. Fui até atendimento móvel deles e regularizei minha situação. Um homem honesto precisa pagar suas contas em dia”, esclarece.
Padronização
O programa de padronização do sistema de abastecimento de água envolve 100 bairros da cidade, sendo que 60 deles já foram padronizados e sete outros estão paralelamente em processo de padronização.
Da Assessoria