Cidades

Número de roubo de veículos cresce 66% na Grande Cuiabá

 
Segundo o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), Antônio Carlos Garcia, a explicação para esse crescimento se deve a vários fatores além da própria segurança pública. Segurança pública não é só polícia, envolve a própria sociedade, o município, o estado, policiais com melhores condições de trabalho, melhor efetivo, melhor sistema prisional. Faltam juiz, delegado, polícia. São vários fatores, criticou Garcia.
 
Os dados da Polícia Civil também apontam crescimento do número de roubo de motocicletas. Nos primeiros sete meses de 2013, a polícia registrou 768 boletins na Grande Cuiabá e, neste ano, foram 967 casos, um aumento equivalente a 25,9%. A polícia está trabalhando nisso, não está inerte, mas infelizmente existe todo um sistema que tem que funcionar para a segurança pública  ter um resultado, pontuou o delegado ao G1.
 
Ainda de acordo com os dados da seção de estatística criminal, as ocorrências por roubo em geral cresceram 35,14% somando os dados de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. A Polícia Civil registrou nessas duas cidades 3.744 boletins de ocorrência por roubo no ano passado e 5.060 neste ano.Não existe apenas um fator que possa influenciar nesse aumento. Até poderia dizer que as pessoas que estavam presas saíram e voltaram a cometer crimes, ou que aumentou o número de usuários de drogas e eles praticam assalto para saciar o vício. Mas é aquilo de sempre, o cara que está habituado a roubar tem uma mini programação, fica sabendo de algo e volta a atuar, ponderou Roberto Amorim, delegado titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf).
 
Amorim ainda explicou que as instituições de segurança trabalham em conjunto na tentativa de mapear as áreas de maior índice de criminalidade da cidade e, dessa forma, buscar atuar de maneira preventiva. Roberto mencionou, como exemplo, o período da Copa, em Cuiabá.O principal fator foi polícia na rua. Víamos o Exército, a Polícia Federal, Civil, Militar, Guarda Municipal. Isso causou um impacto. Combater de maneira preventiva, essa é a proposta, completou.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.