Ciúmes desde já
"Demorou um pouco, mas ela veio", exclamou Paulo Giovani, que considera o dia 15 de junho uma das datas mais importantes da vida. Foi o dia em que ele e a esposa Fernanda Coelho receberam a mais nova e esperada integrante da família, a filha Giovanna. “A gente já estava querendo filhos há muito tempo”, contou o pai. Depois da espera, cheia de conselhos, a segurança surgiu quando pegou a filha no colo. “Acho que ela chegou e o pai chegou junto. Parecia que eu já tinha muita experiência”, comentou.
Agora, Paulo se diz preparado para ser pai coruja de menina. “Estou com ciúmes desde já!”. O comerciante confirma que nada mais é como antes e que agora quer aproveitar todo o tempo possível. “Muda a vida totalmente. Quando estou no serviço fico doido para vir para casa mais cedo para ficar com ela”, disse. Ele garante que, para os outros futuros pais de primeira viagem, a mensagem é simples. “Pode se preparar, porque é a maior emoção da vida. Não tem palavras. Principalmente no momento em que nasce. Não tem nada igual na sua vida”, resumiu
“Só tenho a agradecer a Deus”
A gratidão é a sensação de Magno José da Silva, o Maguinho, jogador do Tupi Football Club, de Juiz de Fora. O time enfrentou o Macaé no Rio de Janeiro neste sábado pela série C do Campeonato Brasileiro. E além de comemorar um gol que fez na partida, ele tem mais motivos de alegria: como a viagem não foi longa, pode passar o primeiro dia dos pais com a esposa Rafaela e o filho Vítor, de 5 meses. “Dei sorte. Estou muito feliz. A gente sabe que carreira de jogador é curta e tem que ter muita determinação no nosso trabalho”, lembrou.
Maguinho sabe que nem sempre será beneficiado pelo calendário. “É muito importante me dedicar agora, sei que ainda vou ter muito tempo para passar junto dele e da minha família”, afirmou. No entanto, está feliz porque o primeiro dia dos pais será em casa. “Estou muito feliz desde a checada do meu filho, só tenho a agradecer a Deus por tudo que tem acontecido na minha vida. É uma data que vai ficar marcada. Quero poder aproveitar esse momento ao lado da minha família, da melhor maneira possível”, disse.
Folha em branco
Contando cada instante para o nascimento do primeiro filho. É assim que se sente o advogado Victor Lima Fraizole. A esposa Mirielli de Almeida está grávida de seis meses e duas semanas do filho Antony Gabriel, que deve nascer em novembro. “É uma expectativa muito grande, meu filho estava sendo muito aguardado. Eu e minha esposa estávamos tentando engravidar há um ano. Eu sou muito emotivo, quando fiquei sabendo quase explodi de tanta emoção”, contou.
Victor destacou que está acompanhando tudo relativo à gestação, desde as consultas e exames até a montagem do enxoval. “A gente está preparando tudo, cercado de muito amor e de muito carinho. Tudo aquilo que pensava deixa de ser para nós e passa a ser para ele. A gente está adequando a casa e as nossas vidas para ele”, comentou. A escolha do nome foi um comum acordo entre os pais. “Eu queria Antony e ela queria Gabriel. A gente viu que os dois nomes ficavam bonitos juntos e decidiu”, contou.
A expectativa de Victor é grande. “Eu acho que vou ser um pai muito coruja. Gosto de estar por perto, de tomar conta, de saber tudo que acontece com ele, de imaginar como ele será. Se vai ter cabelo curto, escuro, olho claro, vai ser mal humorado”, disse. O casal mora em Juiz de Fora, onde o bebê vai nascer e já está acumulando os conselhos de amigos e parentes. “É um mundo de informações que a gente recebe o tempo todo. É uma sensação ótima, um amor que tão grande por uma pessoa que a gente ainda não conhece, mas ama de uma maneira que você quer fazer tudo para ela fique bem”, garantiu o advogado.
E Victor analisou a importância do o primeiro dia dos pais, mesmo que seja ainda na espera pelo filho “Ser pai é uma coisa maravilhosa, saber que você ajudou a gerar uma pessoa, que alguém em todo o mundo vai depender de você, tudo que você fizer vai refletir nele é preocupante e, ao mesmo tempo, muito gostoso”. E a mente dele já pensa até mesmo no orgulho de ver o filho adulto. “Um filho é uma folha em branco, tudo que a gente ensinar, educar, falar, vai ser escrito. Um dia, a gente vai ter que ler essa folha. E eu espero ter muito prazer em ler esta folha quando eu e meu filho estivermos mais velhos”, analisou.
Orientação para casais grávidos
Em Juiz de Fora, os casais encontram opção de orientação e apoio em cursos para gestantes oferecidos tanto pelo Hospital Maternidade Therezinha de Jesus quanto pelo Banco de Leite Humano.“A gente convida os pais e companheiros para estarem junto com a gestante no curso, porque não são só as mães que tem dúvidas. Nós percebemos muito isso, tem pai que fica apavorado e sente a mesma emoção que a mãe, tanto no parto quanto na amamentação”, disse a coordenadora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Bernardete Monteiro de Oliveira.Ela destaca o aumento do interesse dos pais em participar dos encontros. “É muito interessante a gente perceber que eles estão envolvidos, coisa que não acontecia há alguns anos. Isso tranquiliza a mulher, ela se sente mais segura”, reforçou a coordenadora. Além disso, contribui para criar elos entre pais e filhos. “Quando o pai pega, a criança reconhece, porque o pai participa desde o primeiro dia, e criança se sente segura tanto com a mãe quanto com o pai. Ele é este apoio, acolhimento e a força para a mãe e para o bebê”, afirmou Bernardete.
O Banco de Leite Humano vai realizar o próximo curso de gestantes em setembro. O encontro é de graça e tem dois dias de atividades, com uma equipe multiprofissional que aborda temas variados relacionados à gestação. Quem quiser informações pode procurar o Banco de Leite, que funciona no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, na Rua São Sebastião, 772, 3º andar, no Centro ou entrar em contato no telefone (32) 3690-7436.Já o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus recebe inscrições para a edição deste mês do Curso de Gestantes, previsto para o dia 22 de agosto, entre 13h e 18h, no Hospital Suprema, na Rua Doutor Dirceu de Andrade, 33, São Mateus. O curso é organizado pela coordenação do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital e destaca informações sobre o parto humanizado e as escolhas que a parturiente pode fazer para este momento e esclarece dúvidas sobre o procedimento. Segundo a assessoria do Hospital, também são repassadas orientações sobre o pré-natal, parto de alto risco, além de noções sobre cuidados com o recém-nascido, amamentação. As futuras mães ou casais interessados em participar devem se inscrever no telefone (32) 4009-2316.
G1