Os acusados, Everaldo Vasquez, 26 anos, Jean Silva Barbosa e Francisco Farias Vasconcelos, foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e munições e posse de explosivos.
Conforme a Polícia Civil, Everaldo é suspeito de ser um dos responsáveis pelo incêndio. No levantamento de informações para identificar os envolvidos na ação, os investigadores conseguiram ter acesso à câmera de segurança, instalada em um posto de combustível da cidade. Na análise das imagens, os policiais identificaram Everaldo comprando combustível e armazenando em um galão.
Após a suspeita, os investigadores iniciaram buscas para localizar Everaldo, que foi surpreendido em uma residência na cidade de Sinop, em companhia de Jean e Francisco. No local os policiais apreenderam cerca de três quilos de maconha, quatro quilos de pasta base de cocaína, quatro bananas de dinamite, dois revólveres calibre 38, além de várias munições de diversos calibres.
A dupla foi detida e encaminhada à Delegacia de Polícia, onde foram interrogados e presos por tráfico e associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e de munições e posse de explosivos.
Everaldo também será indiciado no inquérito instaurado que investiga o incêndio, e poderá ter o pedido de prisão preventiva representado pela autoridade policial.
Da Assessoria