Cidades

Especialistas diferenciam adoçantes e indicam o melhor para cada caso

 
Os adoçantes nasceram para adoçar a vida de quem não podia consumir açúcar, como os diabéticos. Com o tempo, foram introduzidos na alimentação de quem quer manter o peso ou reduzi-lo. Segundo a nutricionista Elaine Moreira, uma colher de chá de açúcar tem cerca de 100 kcal, enquanto um sachê de adoçante tem 20 kcal. Uma taça de gelatina normal tem 67 kcal, enquanto a diet tem apenas 5 kcal. Uma porção de achocolatado normal tem 80 kcal, contra 37 do diet; e uma porção de geleia tem 70 kcal, contra 25 kcal da diet. Ao longo de um ano, essa diferença poderá ser vista na balança: até 5 kg a mais.
 
O aspartame é o único tipo de adoçante que não pode ir ao forno, explicou a nutricionista. Isso porque ele é uma proteína que perde suas propriedades quando aquecido. Segundo a especialista, mulheres grávidas devem evitar adoçantes à base de sacarina. E, para quem quer consumir zero caloria, a dica são os adoçantes líquidos.O Ministério da Saúde indica o uso de adoçantes como parte do tratamento em diabéticos, em pessoas com excesso de peso ou que necessitem controlar o ganho de peso. Nesses e em outros casos, o uso diário excessivo ou sem recomendação pode trazer prejuízos à saúde. O ministério recomenda sempre o consumo de alimentos in natura.
 
G1/BEM ESTAR

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.