Cidades DESTAQUE 2

Prefeitura de Cuiabá abre Mês da Pessoa Idosa com ações de lazer, saúde e inclusão digital

Em celebração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, deu início a uma extensa programação voltada ao bem-estar, à saúde e ao fortalecimento de vínculos da população idosa. A abertura das ações ocorreu no Centro de Convivência para Idosos (CCI) Padre Firmo, com aula de dança, gincana, bingo festivo e lanche especial.

A rede municipal conta com quatro CCIs e polos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos CRAS. Entre janeiro e agosto de 2026, as unidades registraram 1.304 idosos acompanhados e realizaram quase 5 mil atendimentos individualizados com equipes multidisciplinares.

Inclusão Digital e Estrutura dos Centros de Convivência

Entre as novidades anunciadas para a rede de atendimento da Capital está o projeto 60 Mais Digital, fruto de uma parceria da gestão municipal com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A iniciativa equipou os centros com 16 estações de trabalho completas com computadores para capacitação tecnológica dos frequentadores.

Atualmente, o atendimento da rede municipal está distribuído entre quatro unidades estratégicas:

  • CCI Padre Firmo (276 idosos): Oferta ginástica, hidroginástica, oficinas manuais, palestras e grupos de convivência.
  • CCI Aideê Pereira (291 idosos): Conta com aulas de pilates de solo, ginástica, crochê e ensaios de coral.
  • CCI Maria Ignês (303 idosos): Disponibiliza hidroginástica, ginástica de salão, academia adaptada, fuxico e artesanato.
  • CCI João Guerreiro (238 idosos): Foco em orientações de saúde, ações educativas e momentos coletivos de integração.

Baile Retrô de 27 Anos e Destaques de Outubro

A agenda comemorativa ao longo do Mês da Pessoa Idosa incluirá ações de saúde bucal, avaliação nutricional, cadastramento assistencial, palestras sobre envelhecimento ativo, dança sênior e a caminhada de conscientização do Outubro Rosa.

Um dos principais momentos do calendário festivo está marcado para a próxima terça-feira, 6 de outubro, no CCI Aideê Pereira. A unidade sediará um Baile Retrô com café da manhã e almoço especial para comemorar seus 27 anos de fundação e integrar os frequentadores das quatro unidades de Cuiabá.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.