Os cursos terão duração mínima de 16 horas, em 30 dias, e máxima de 64 horas, em 120 dias. Estão previstas quatro aulas presenciais de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários a serem definidos pela universidade credenciada.
Para concorrer às vagas, o candidato deve ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas; ser estudante ativo no curso My English, online – níveis 2, 3, 4 ou 5 -, cuja inscrição tenha sido validada até 48 horas antes da inscrição no núcleo de línguas; e ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.
Terão prioridade os alunos de graduação de cursos das áreas do Programa Ciência sem Fronteiras: ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e de saúde. Também podem concorrer às vagas os estudantes que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso em andamento, bom como bolsistas ou ex-bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência, de qualquer curso de graduação.
O Inglês sem Fronteiras foi lançado em dezembro de 2012 com o objetivo de melhorar o nível de proficiência dos estudantes em inglês e aumentar a participação no programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo em universidades estrangeiras.
Agência Brasil