Iniciativa liderada pelos advogados Rafael Salem Gonçalves Pimenta e Yuri da Cunha Silva Machado pretende reunir ex-alunos, apoiar novos profissionais e estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade
Ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se articulam para criar uma associação destinada a reunir diferentes gerações formadas pela instituição e estabelecer uma rede permanente de colaboração.
A iniciativa é liderada pelos advogados Rafael Salem Gonçalves Pimenta e Yuri da Cunha Silva Machado. A assembleia de fundação da Associação de Egressos da Faculdade de Direito da UFMT (AEFD/UFMT) está marcada para 30 de outubro, às 19h, na própria faculdade, em Cuiabá.
A convocação foi formalizada pelo Edital nº 01/2026, publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do Estado. Na assembleia, os participantes deverão discutir e votar o estatuto social da entidade, além de eleger e dar posse à primeira diretoria.
A proposta vai além de reunir antigos colegas. A associação pretende manter o vínculo dos egressos com a universidade e aproximar profissionais que hoje ocupam diferentes espaços da advocacia, do Judiciário, do Ministério Público, da administração pública, da iniciativa privada e da vida acadêmica.
Entre as ações previstas estão programas de mentoria e oportunidades profissionais para recém-formados, apoio a projetos acadêmicos, produção de obras jurídicas e incentivo a atividades desenvolvidas dentro da Faculdade de Direito.
A entidade também pretende colaborar com iniciativas estudantis, entre elas a Atlética Pintada e o Centro Acadêmico VIII de Abril, e estimular a participação de seus integrantes em projetos relacionados a temas de interesse da sociedade.
Associações de egressos são mantidas por diferentes instituições de ensino como forma de preservar os vínculos construídos durante a formação universitária e criar redes de intercâmbio acadêmico e profissional.
Construção coletiva
A estrutura da nova entidade começa a ser desenhada de forma aberta. Antes da assembleia, egressos e interessados poderão encaminhar sugestões ao anteprojeto do estatuto.
As contribuições serão reunidas pelos organizadores e submetidas à apreciação dos participantes durante a assembleia de fundação.
O encontro de 30 de outubro marcará o primeiro passo formal para a constituição da associação e para a criação de uma rede que pretende manter viva, para além da graduação, a relação entre diferentes gerações formadas pela Faculdade de Direito da UFMT.
Foto: Reprodução/Divulgação



