Estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual terão o desafio de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da sociedade durante a primeira edição das Olimpíadas do Comércio (OLIMPIC), lançada nesta segunda-feira (3) pelo Senac-MT. A competição integra o Programa EduC (Educação para o Comércio) e busca estimular o empreendedorismo, a criatividade, a inovação e o protagonismo juvenil.
A iniciativa é voltada aos alunos das escolas participantes do programa em Cuiabá e Várzea Grande. Os estudantes deverão formar equipes de três a cinco integrantes, acompanhadas por um instrutor-orientador do Senac-MT, para criar propostas que resultem em produtos, serviços ou soluções concretas, apresentadas por meio de protótipos, modelos conceituais ou Produtos Mínimos Viáveis (MVPs).
Os projetos deverão estar relacionados a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com temas como educação de qualidade, trabalho decente, redução das desigualdades, saúde e bem-estar, sustentabilidade, consumo responsável e combate às mudanças climáticas.
A competição será realizada em duas etapas presenciais. A fase eliminatória ocorrerá nas escolas participantes, quando as equipes terão até sete minutos para apresentar e defender as propostas. As cinco melhores avançarão para a final, no Senac Quantum, em Cuiabá, onde apresentarão os projetos completos e farão a demonstração das soluções a uma banca avaliadora.
As equipes serão avaliadas pelos critérios de inovação, criatividade, viabilidade técnica, impacto social, sustentabilidade e qualidade da apresentação. Os estudantes do grupo vencedor receberão notebooks e participarão de uma experiência formativa de imersão promovida pelo Senac-MT. As equipes classificadas em segundo e terceiro lugares também ganharão notebooks, enquanto os integrantes dos grupos que ficarem em quarto e quinto receberão smartphones.



