Os sintomas vão desde aquelas vontades incontroláveis de atacar a geladeira até as crises que envolvem nervosismo, tremores, tensão muscular, sudorese, palpitações, tonturas, medo e insônia. Para evitar esses efeitos negativos nas emoções, nada melhor que conhecer alimentos que auxiliam no processo do combate à ansiedade.
A Banana auxilia no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade, devido ao alto teor de triptofano, que colabora com a produção de serotonina, que é o hormônio do prazer.
As Frutas Cítricas, ricas em vitamina C, reduzem a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. Elas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.
Ovos, leite e derivados magros são excelentes fontes de triptofano, um tipo de aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, isto caso você não seja alérgico ao leite e seus derivados.
Carboidratos proveniente dos cereais integrais, que elevam o nível de açúcar no sangue, ao fornecerem energia, disposição e bem-estar. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata e uvas.
Carnes e Peixes são as melhores fontes naturais de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, importante também no processo do sono.
Além disso, carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
Espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva natural. Maçãs são ricas em fibras de carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Além de combater a ansiedade, relaxa.
Jabuticaba é rica em carboidratos, fornecendo energia, possui vitaminas do complexo B, que agem como antidepressivos. A jabuticaba também contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo).
Chocolate 75 a 85% de cacau “é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade”. São recomendados cerca de 30 gramas de chocolate por dia, de preferência após o almoço.