Este é o segundo rotor da usina que trafega por Mato Grosso em direção à Paranaíta e está desde a semana passada em trânsito. Na quarta-feira (16) o comboio deixou Cáceres pela BR-070 em direção à Várzea Grande, chegando no domingo (20). Uma pane mecânica interrompeu o transporte por dois dias, sendo retomado nesta quarta-feira (23).O transporte da peça está sendo escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de representantes da concessionária responsável pelas obras de duplicação da BR-163 em Mato Grosso.
Os equipamentos são fabricados em Taubaté (SP) e transportados até o porto de Santos por rodovia, depois, pelo oceano até a Argentina, por onde entram em hidrovias fluviais até caírem na Bacia do Paraguai, para acessarem Cáceres (MT). A operação para transporte do primeiro rotor em Mato Grosso levou 23 dias em trânsito e quatro dias parados por problemas mecânicos. A empresa que realiza o transporte informou que a terceira peça já está passando pela hidrovia e a quarta deverá sair esta semana da fábrica.
Durante o transporte, o trânsito poderá permanecer lento nos trechos em percorridos pelo rotor.A estratégia, segundo a empresa, é de uma parada a cada 10km para liberação do trânsito represado. Representantes da empresa farão a sinalização de final de fila, informando aos veículos que chegam que há trânsito lento à frente, aumentando assim a segurança dos usuários.
G1