Cidades DESTAQUE 4

Mato Grosso registra abertura de mais de 37 mil empresas e saldo de 22 mil empregos no primeiro trimestre

Mato Grosso registrou a abertura de 37.138 novas empresas entre janeiro e março de 2026, o que representa um crescimento de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram formalizados 30.970 negócios. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) e demonstram que o avanço no surgimento de novos empreendimentos acompanha diretamente o bom desempenho na geração de empregos com carteira assinada. De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado encerrou o primeiro trimestre deste ano com um saldo positivo de 22.106 vagas de trabalho formais.

O setor de serviços liderou tanto a abertura de firmas quanto a criação de postos de trabalho no território mato-grossense. No primeiro trimestre, o segmento contabilizou 26.795 novas empresas abertas, frente às 21.993 registradas no mesmo intervalo de 2025, indicando uma alta de 21,8%, além de garantir a primeira posição na empregabilidade com um saldo positivo de 9.444 novos empregos formais. Por outro lado, a indústria obteve o maior crescimento proporcional na abertura de estabelecimentos, saltando de 2.241 novos negócios para 2.918, o que equivale a um avanço de 30,2%, acompanhado pela criação de 2.739 postos de trabalho. O comércio também fechou o período com indicadores positivos, passando de 6.736 para 7.426 empresas abertas, correspondendo a um aumento de 10,2%, e gerando 2.015 empregos de carteira assinada.

No recorte por municípios, a capital Cuiabá liderou o ranking estadual de formalizações de janeiro a março, somando 8.551 novos negócios e um crescimento de 22,4% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Várzea Grande apareceu na segunda colocação, com a abertura de 3.118 empresas e uma expansão de 25,4% no comparativo anual. Na sequência das cidades que mais se destacaram no volume de novos empreendimentos no período ficaram Sinop, com 2.816 registros, seguida por Rondonópolis, com 2.579, e Sorriso, que contabilizou a abertura de 1.529 novos estabelecimentos comerciais.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, os resultados estatísticos consolidam o momento de forte expansão financeira vivenciado por Mato Grosso. Ela avaliou que o desempenho é impulsionado pelo agronegócio, pelo avanço da atividade industrial, pelo fortalecimento do setor logístico e pelo aumento geral na demanda por consumo e serviços em diversas regiões do estado. A secretária ressaltou ainda que esse ambiente econômico favorável para investimentos demonstra que o estado é propício para quem deseja empreender e crescer, refletindo a solidez do mercado local e as ações contínuas da administração estadual voltadas para a desburocratização de processos, melhoria da infraestrutura urbana e atração de novos capitais privados.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.