A pesquisa entrevistou 1.513 internautas entre 15 e 32 anos de todos os estados do país entre os dias 2 e 9 de julho de 2014. A rede social mais acessada é o Facebook, na qual 96% dos usuários possuem um perfil. A lista é seguida por YouTube (79%), Skype (69%), Google+ (67%) e Twitter (64%).
Os dados mostram que a maior parte dos acessos ocorre a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets. O aplicativo do Facebook, por exemplo, está presente em 88% dos celulares de jovens, seguido por e-mail (84%), YouTube (81%) e WhatsApp (79%). Os números mudam um pouco em tablets, onde o Facebook alcança 61%, seguido de e-mail (57%) e YouTube (59%).
Facebook e WhatsApp
A maior parte dos usuários declarou estar sempre conectados em pelo menos uma rede social. No Facebook, este índice alcançou 89%, seguido de perto pelo WhatsApp Messenger (87%). E-mail (80%) e Instagram (63%) completam a lista.
Navegar em reses sociais é um hábito compartilhado de 90% dos internautas, enquanto 86% também usam a Internet para buscar informações. Os outros hábitos mais comuns são acompanhar notícias (74%), ver vídeos (71%) e ouvir música (64%).
Games no celular
Os aplicativos mais usados são de jogos – um índice de 66% em celulares e 54% em tablets -, seguido de previsão do tempo (54% e 29%), serviços bancários (39% e 29%) e notícias (34% e 28%).
A pesquisa do CONECTA também mediu o quanto o internauta brasileiro interage com marcas. Cerca de 47% deles gostam de dar feedback paras as suas lojas e empresas favoritas.
Em relação à confiança, 34% acreditam que as informações mais confiáveis sobre uma empresa estão divulgadas em seu próprio site, enquanto 41% buscam outras fontes de informação.
Já no que tange a publicidade, 43% declararam se sentir irritados com banners, enquanto 49% procuram prestar atenção e 44% afirmam que as peças contém informações importantes sobre promoções.
Entretanto, a pesquisa lembra que 41% dos usuários se cadastram em serviços de newsletter por impulso, mas depois não prestam atenção nos e-mails recebidos. O maior número de cadastros ocorre em sites de e-commerce, emprego e marcas favoritas.
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