O Ciaps estaria a 40 dias sem receber internos e essa ausência de atendimento já gerou uma lista de espera de 14 pacientes com graves transtornos e que não tem outra opção de internação além do Adauto. A denúncia foi feita pela TV Centro América (Globo), nessa quinta-feira (17), que mostrou o drama da família de uma paciente esquizofrênica que aguarda a retomada da internação. A equipe da TVCA ainda ouviu a psicóloga do Ciaps Veline Simioni.
Segundo a profissional, das 70 vagas da unidade, apenas 43 estão preenchidas, mas para a continuidade nas internações são necessários reforços. Isto porque, segundo ela, falta estrutura, médicos, medicamentos psicotrópicos e clínicos.
Materiais para arte terapia e enfermagem também não estariam chegando à unidade o que impossibilita o Adauto de receber e atender os pacientes. A psicóloga ainda reclama de camas quebradas e mofo nas paredes.
SES – Em conversa por telefone, a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde admitiu ao Circuito nessa sexta (18), que a instituição não está recebendo novos pacientes. Contudo, a autarquia não concorda com as denúncias feitas pela servidora.
A assessora ainda informou, que “providências estão sendo adotadas. A unidade é antiga e vem recebendo obras, já foram feitas as partes elétrica e hidráulica e o piso. O esgoto está na fase de conclusão e depois tem o planejamento pra reforma de estruturas e outras obras”.
Sobre a falta medicamentos e materiais a informação é de que a SES já comprou “grande quantidade de insumos” que devem chegar à unidade na próxima semana. Também a partir da próxima segunda (21), as equipes técnicas da secretaria irão se reunir para avaliar a abertura de novas vagas.
Opções – Enquanto o atendimento para internação não é reestabelecido a assessoria orienta aos que necessitarem que se encaminhem a qualquer unidade pública de saúde de atendimento 24 h em casos de urgência e emergência.
Já estabilizado o paciente será convidado a continuar o atendimento nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS/ SUS), são 34 em todo o Estado.
Leia mais sobre o assunto: