Foram presos: Nelson Fernando Campos Junior, 31 anos, apontado como o dono da oficina, Luiz Carlos Machado Mariano, 25 contratado para fazer os desmanches, e Aparecido da Silva Moura Júnior, 30, mecânico também responsável pelos desmontes das motocicletas.
Os três foram autuados em flagrante por receptação qualificada, organização criminosa e adulteração de sinal identificador veicular, para os quais não há aplicação de fiança. Segundo as investigações, um adolescente de 16 anos também participava do esquema. O menor já foi identificado pelos policiais e está foragido.
O delegado Antônio Carlos Garcia de Mattos informou que frequentemente a Delegacia realiza vistorias em estabelecimentos suspeitos de desmanche de veículos automotores, para abastecer o mercado de revenda clandestina de peças. "Faz parte da rotina da delegacia. Temos realizado visitas em locais que possam estar fazendo desmanche,tanto de motos quanto de carros", disse o delegado.
Na fiscalização, com denúncias feitas na Delegacia, os policiais encontraram 7 motores de motocicletas roubadas em Cuiabá e Várzea Grande, sendo que 2 estavam adulterados na numeração e os demais com registro de roubo, além de várias peças e acessórios de motocicletas.
O dono da oficina, Nelson Fernando, disse à Polícia que tinha conhecimento da origem criminosa dos motores e que teria adquirido para revender.
Os presos serão encaminhados para uma unidade prisional de Cuiabá.
Estatísticas
No primeiro semestre de 2014, a Polícia Judiciária Civil registrou em Cuiabá 764 roubos de veículos, de todos os modelos e incluindo motocicletas, e 494 furtos. Dos registros, 52% dos roubos foram de automóveis e 38% motocicletas. Dos furtos, 49% das ocorrências são para motocicletas e 43% para carros.
Na cidade de Várzea Grande, de janeiro a junho de 2014, foram 937 roubos de veículos automotores e 167 furtos. As motocicletas representam 60% dos roubos e 63% dos furtos e os automóveis 33% dos roubos e 25% dos furtos.
Nos seis meses de 2014 foram recuperados 1.417 veículos na Grande Cuiabá contra 1.021 nos mesmo período de 2013.
PJC