O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano é dividido em primeira e segunda divisão. Fazem parte da primeira divisão a Super Liga Nordeste, com 10 times, e a Super Liga Centro Sul, com seis equipes. Os campeões de cada liga disputam o título brasileiro no fim deste ano.
A segunda divisão, intitulada Liga Nacional, contará com as demais equipes filiadas à CBFA que disputam entre si. As duas melhores equipes conquistarão vaga na primeira divisão em 2015. De acordo com o presidente do Cuiabá Arsenal, Orlando Ferreira Junior, com a divisão das ligas, o campeonato tende a ficar ainda mais forte e competitivo.
“Enfrentaremos na temporada regular equipes da qualidade do Coritiba Crocodiles, São José Istepôs e São Paulo Storm. Eu espero a melhor competição de futebol americano que já tivemos no país”, pontua o presidente.
Segundo ele, o time cuiabano tem condições de ser reconhecido como uma das equipes mais fortes do país. “É o segundo ano do treinador Brian Guzman e a equipe conseguirá mostrar, em campo, o resultado desse trabalho. Queremos o título e vamos lutar por ele”, garante.
Desfalques
Para o jogo de estreia, o Cuiabá Arsenal terá três desfalques importantes. O técnico Brian Guzman conta que o jogador americano Kennety Joshen recupera-se de uma cirurgia no tornozelo, o runningback Well Garcia, que mais marcou touchdown na temporada 2013, também será poupado, pois está se recuperando de lesão gerada durante o treino. Além dos dois, o jogador de defesa Thiago Boger está afastado para cuidar de assuntos pessoais.
Para ele, a temporada 2014 tem tudo para marcar a história do Arsenal. “Somos um time mais experiente. Olhando para trás, percebi que fazíamos coisas que limitavam o potencial de nossos atletas. Trabalhamos para eliminar todos esses impedimentos. Queremos jogar de modo mais rápido, sermos mais confiantes e muito mais confortáveis dentro do sistema”.
Carlone Pilz Pinnow