DESTAQUE 3 Esportes

Claus, Abatti e Sampaio representarão o Brasil na Copa de 2026

A FIFA oficializou nesta quinta-feira (9 de abril de 2026) os nomes que terão a responsabilidade de mediar as 104 partidas da maior Copa do Mundo de todos os tempos. No coração dessa convocação está a força da arbitragem latino-americana, que emplacou 17 árbitros principais, com destaque absoluto para o Brasil e a Argentina.

O Protagonismo Brasileiro

O Brasil, mais uma vez, demonstra sua força institucional no futebol. A nomeação de Raphael Claus, Wilton Sampaio e Ramón Abatti coloca o país no topo da pirâmide técnica. Enquanto Claus e Sampaio trazem a bagagem de edições anteriores, Abatti surge como o nome da renovação, consolidado por grandes atuações em competições da Conmebol.

Katia García e a Arbitragem Feminina

Seguindo o legado deixado pela Copa do Catar há quatro anos, a FIFA manteve a aposta na arbitragem feminina. A mexicana Katia García será a única representante da América Latina entre as seis mulheres selecionadas para apitar como árbitras principais. O chefe de árbitros, Pierluigi Collina, reforçou que a escolha não é simbólica, mas baseada na consistência de desempenho em torneios de alto nível.

A Estrutura Latino-Americana no Mundial

PaísÁrbitros PrincipaisNomes em Destaque
Brasil3Claus, Abatti, Sampaio
Argentina3Falcón Pérez, Herrera, Tello
México2Katia García, César Ramos
Outros (El Salvador, Chile, etc.)9Iván Barton, Cristian Garay

O Caminho até a Abertura

A jornada desses profissionais começa oficialmente em 31 de maio, em Miami. Durante 10 dias, eles passarão por um seminário intensivo de alinhamento tático e tecnológico (focado no VAR e impedimento semiautomático) antes de seguirem para Dallas. A FIFA exige “consistência e excelência”, especialmente em um torneio com uma logística complexa entre três países continentais.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos