Em números absolutos, em segundo lugar aparece o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, com 8 milhões de fotos enviadas, em sete partidas. E em terceiro lugar, vem a Arena de São Paulo, com 5 milhões de fotos enviadas em seis partidas. Mas se considerarmos o público presente aos estádios, a Arena Pantanal, em Cuiabá, sobe para a segunda colocação, com 17,6 fotos enviadas por torcedor, pouco acima da terceira colocada, a Arena Amazônia, em Manaus, com 17,5 fotos por torcedor.
Diante do critério de média de fotos por público, o Estádio Nacional, aparece na quarta colocação, com 16,7, seguido pelo Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, com 16 fotos por torcedor, e pela Arena Fonte Nova, em Salvador, com uma média de 14,3 fotos enviadas por torcedor.
O balanço do tráfego de dados nos estádios da Copa revelou ainda que os seis estádios com maior média em envio de fotos por pessoa presente nas arenas são exatamente os mesmos que contam com uma rede WiFi das prestadoras, além da infraestrutura de telefonia móvel instalada pelas empresas. A rede WiFi permitiu um reforço na capacidade de transmissão de dados que já havia sido garantida pelas redes de 3G e 4G.
Durante as 64 partidas do mundial no Brasil, que se tornou a Copa das Selfies, foram feitas 4,5 milhões de ligações telefônicas e enviadas 48,5 milhões de fotos, correspondestes a 26,7 TB. O maior volume de tráfego foi observado exatamente nos estádios com maior capacidade de público. Para medir o tráfego total de ligações e de comunicações de dados, foi sempre considerado um período de sete horas, começando três horas antes da partida e se encerrando duas horas depois do jogo.
Cobertura
Ao todo, 4.738 antenas fazem parte da infraestrutura interna instalada pelas prestadoras nas arenas. Para a instalação da infraestrutura de telefonia móvel e de banda larga, as prestadoras fizeram uma parceria para a implantação de um projeto único, com investimentos de R$ 226 milhões e infraestrutura compartilhada.
Legado
Além da cobertura indoor, que permanecerá instalada nos estádios depois da Copa, as empresas de telefonia também investiram R$ 1,3 bilhão nas cidades que sediam os jogos, ampliando em 28%, em média, a infraestrutura que ficará de legado para a população. Nas 12 cidades, entre 2013 e 2014, foram instaladas mais de 15 mil novas antenas de 3G e 4G. Os clientes das prestadoras contam ainda com aproximadamente 120 mil pontos de WiFi nas 12 cidades. Essa infraestrutura de telefonia móvel foi reforçada por mais de 10 mil quilômetros de fibras ópticas.
Números
A Arena Pantanal recebeu 4 partidas da Copa do Mundo, com um total de 159 mil torcedores. Foram feitas 130 mil ligações e enviadas 2,8 milhões de fotos pelo celular sendo 17,6 foto por pessoa.
Secom-MT