O primeiro fugitivo, Vanilto Roque, tem mandados de prisão por crimes cometidos nas comarcas de Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Tapurah, pelos crimes de adulteração de sinal identificador veicular, roubos e tráfico de drogas. Em Sinop, de onde fugiu do presídio Osvaldo Florentino Leite, conhecido por "Ferrugem", em 2012 foi condenado a 23 anos e 4 meses de reclusão pelo assassinato a tiros de Vandelei Rodrigues da Silva e tentativa de homicídio contra Júlio César Inácio da Silva, ocorridos no dia 13 de outubro de 2008, no bairro Jardim Violetas.
No ano de 2013, o criminoso foi condenado por lesão corporal. Desta vez, Vanildo foi sentenciado a 2 anos de reclusão, depois que sua defesa conseguiu desqualificar a tentativa de homicídio praticada contra outra pessoa cidade, para lesão corporal.
Na região de Diamantino, o acusado é investigado por tráfico de drogas e latrocínio. Ele tem fugas registradas nos presídios Major Eldo Sá, conhecido por Mata Grande, em Rondonópolis, Ferrugem, em Sinop, e Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Ao ser abordado se identificou com nome falso, mas não apresentou documento.
O comparsa, Lenoir de Moraes, era foragido da Cadeia de Cáceres pelo crime de tráfico de drogas. Ele estava usando documento falso e também com mandado de prisão decretado.
Os dois criminosos foram encaminhados à Polínter para formalização das ordens de prisão e aguardam em uma unidade prisional da Capital, transferências para localidades onde respondem processos na Justiça.
Assessoria